Um ciclone extratropical atingirá o Sul do país entre amanhã (17) e quarta-feira (18). A passagem do fenômeno pode causar alguns danos à população, como destelhamentos de residências e prédios e quedas de árvores e postes. Prédios mais altos, localizados nas regiões onde o ciclone passará, devem ter vento mais intenso nos andares elevados, existindo o risco de quebras de vidros e quedas de estruturas.
É esperado que o serviço de energia nas áreas de concessão da CEEE Equatorial sejam afetados, deixando a maioria dos pontos sem luz. Na área de concessão da companhia elétrica RGE, as consequências devem ser menores. Apesar de uma ventania intensa ser esperada em áreas do Centro para o Leste do Rio Grande do Sul, os resultados do ciclone devem ser menos graves que na região de atuação da CEEE.
O fornecimento de água também pode ser prejudicado. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e outros serviços de saneamento dependem de energia para funcionarem. Desta forma, havendo queda de luz, há possibilidade de faltar água.
Ressaca de grandes proporções também está sob alerta e pode ocorrer na costa do Rio Grande do Sul. Segundo a Metsul Meteorologia, a ressaca pode ser muito forte com elevação da maré, podendo resultar em danos às regiões costeiras e erosão na costa. O risco existe, principalmente, para estruturas instaladas na beira das praias. A Marinha do Brasil está projetando ondas de 4 a 6 metros junto ao litoral gaúcho com aviso de mar muito grosso.
Fonte: Metsul/Edição: Portal ClicR