16.9 C
Cerro Grande do Sul
sábado, novembro 23, 2024

Fábrica de Gaiteiros terá unidades no Uruguai

Em 12 anos, cerca de mil crianças e adolescentes já passaram pelo projeto, que tem unidades no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e também formará duas filiais no Uruguai.

Foi ao ar no dia 14 de maio no Jornal Hoje, uma conversa com o idealizador do Projeto Social, o músico acordeonista Renato Borghetti. Com sede em Barra do Ribeiro, Borghetti explicou que percebeu a ausência da fábrica do instrumento por aqui e decidiu iniciar a produção delas.

“A uns 60 anos atrás existia umas 40 fábricas, e depois elas foram diminuindo, diminuindo, falindo, desativando, migrando para outras atividades, até o momento que nós ficamos na história sem nenhuma fábrica de acordeom no Brasil” pontuou Borghetti.

Renato Borghetti em entrevista para o Jornal Hoje Foto: Página Fábrica de Gaiteiros

A única forma que se tinha de conseguir uma gaita era comprando uma importada, outro destaque da reportagem foi quando ao valor do instrumento que mesmo uma gaita usada e reformada pode custar a partir de R$ 3 mil reais.

Para fazer as gaitas foi preciso ir atrás do conhecimento, do papelão certo para o fole, do aço para palheta – são cinco etapas até a gaita ficar pronta, e outro detalhe importante a se destacar é que a gaita produzida na Fabrica de Gaiteiros é amiga do Meio Ambiente, a madeira é certificada, a energia para produzir é solar, e os botões são feitos de uma mistura de plástico reciclado e garrafa pet.

Com as gaitas prontas, ele criou o grupo de ensino e formou uma espécie de biblioteca: a criança usa a gaita nas aulas, pode inclusive levar para casa para estudar, e depois devolve e para que outro aluno também a utilize. As aulas são gratuitas e individuais até o aluno pegar o jeito. Pode participar quem tem entre 7 e 15 anos de idade.

Foto: Página Fabrica de Gaiteiros

O projeto social que trabalha na formação de novos gaiteiros, tem 12 anos e é financiado por empresas através de leis de incentivo, com 17 unidades entre RS e SC – e duas delas serão criadas no Uruguai.

Conheça a Página FÁBRICA DE GAITEIROS CLIQUE AQUI E ACESSE 

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS