16.9 C
Cerro Grande do Sul
sábado, novembro 23, 2024

Brasil monitora quatro casos suspeitos de varíola dos macacos

O Ministério da Saúde informou ontem (31) que, até o momento, não há casos confirmados de varíola dos macacos no Brasil. Contudo, quatro casos suspeitos estão sendo monitorados. As notificações ocorreram nos estados de Santa Catarina, Ceará, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Em Santa Catarina, o caso suspeito é de uma mulher de 27 anos. A paciente é residente de Dionísio Cerqueira, no Oeste do estado catarinense, e apresentou sintomas no dia 24 de maio. A mulher aguarda resultado de exames laboratoriais.

Já no Ceará, o suspeito de ter contraído a doença é um morador de Fortaleza. De acordo com a Secretaria de Saúde do estado, medidas de isolamento domiciliar e coleta de material para exames estão em andamento.

Em relação ao Rio Grande do Sul, a Secretaria de Saúde estadual comunicou, na última segunda-feira (30), que desde o dia 27 de maio está monitorando um caso suspeito de varíola dos macacos. O paciente é um homem, de Portugal, que está em viagem a Porto Alegre. O homem procurou atendimento médico dia 19 de maio e, novamente, no dia 23 de maio. O paciente disse desconhecer contato com pessoas contaminadas em Portugal.

No Mato Grosso do Sul, o caso suspeito é de um jovem de 16 anos, morador de Porto Quijarro, na Bolívia. O paciente está internado e em isolamento no município de Corumbá.

Mais de 300 casos de varíola dos macacos foram confirmados no mundo desde que a primeira pessoa foi diagnosticada neste possível surto da doença. No início desta semana, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que, no momento, não há riscos de pandemia.

RELACIONADAS