16.6 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 8, 2024

Secretaria da Saúde do RS contabiliza 53 óbitos por dengue

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul atualizou ontem (8) os dados de dengue no estado. Segundo a entidade, subiu para 53 o número de óbitos pela doença no ano. Destes, 29 eram mulheres e 24, homens. Em relação à faixa etária, 37 pessoas tinham mais de 70 anos.

Foram registrados no estado gaúcho 37.656 casos da doença, em um total de 447 municípios infestados pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Entre esses casos, 31.829 são autóctones, ou seja, ocorridos dentro do estado. Para se prevenir, a população deve eliminar locais com água parada, onde o mosquito se reproduz, alerta a secretaria.

As informações estavam sem atualização desde o dia 31 de maio, devido a uma instabilidade na exportação dos dados do sistema de notificação federal (Sinan).

Os últimos óbitos registrados foram confirmados em Horizontina, Novo Hamburgo (três óbitos), Parobé, São Leopoldo (dois óbitos) e Seberi, totalizando 8 mortes recentes.

A Secretaria da Saúde também confirmou que 50 pacientes estão hospitalizados em virtude da doença, sendo 43 adultos e sete crianças. Estão em leitos clínicos 41 pacientes (36 adultos e cinco crianças), enquanto sete adultos e duas crianças estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

RELACIONADAS