17.4 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 22, 2024

Primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil é confirmado

As secretarias Estadual e Municipal da Saúde de São Paulo confirmaram ontem (9) o primeiro caso de varíola dos macacos no país. A confirmação ocorreu por meio de resultados de exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz.

O paciente é um homem, de 41 anos, que recentemente viajou para Portugal e Espanha. Ele está em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na Zona Oeste da capital paulista, e encontra-se em bom estado clínico.

Em nota, a Secretaria de Saúde de São Paulo comunicou que o Centro de Vigilância Epidemiológico (CVE) estadual e a prefeitura de São Paulo também estão monitorando, desde a semana passada, outro caso suspeito da doença.

Trata-se de uma mulher, de 26 anos, que não possui histórico de viagem ao exterior. A paciente está em isolamento em um hospital público da cidade, e seu quadro clínico é estável.

Na última quarta-feira (8), o Ministério da Saúde informou que oito casos suspeitos estão sendo investigados no país. Segundo a pasta, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e São Paulo têm um caso suspeito cada um, enquanto dois casos estão em monitoramento em Rondônia e outros dois em Santa Catarina.

RELACIONADAS