17.8 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 22, 2024

Ministério promove seminário sobre proteção de cães e gatos

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) promove, na terça-feira (14), o I Seminário Nacional de Proteção e Bem-estar de Cães e Gatos – Ações e Perspectivas. O evento será realizado no auditório do Ibama, em Brasília, e poderá ser acompanhado ao vivo pelo canal do YouTube do MMA.

O evento tem como objetivo promover o debate sobre iniciativas dos governos federal, estaduais e municipais, Poder Legislativo e entidades da sociedade civil e do setor privado relativas aos cuidados com esses animais. No seminário, serão abordadas propostas como controle populacional por meio de castração, atenção veterinária em hospitais, microchipagem, campanhas de vacinação contra zoonoses, guarda responsável, incentivos para a adoção e formação de parcerias entre órgãos governamentais e abrigos e lares mantidos pela sociedade civil.

Segundo o MMA, o número de cães e gatos maltratados, abandonados e em situação de vulnerabilidade aumentou consideravelmente durante a pandemia de covid-19. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que existam cerca de 20 milhões de cães e 10 milhões de gatos nas ruas do Brasil. Além de sofrerem maus-tratos, esses animais também podem transmitir doenças e afetar o meio ambiente.

De acordo com Bernardo Broetto, chefe da Coordenação-Geral Nacional de Proteção e Defesa Animal (CGPRO) do MMA, “combater o problema é fundamental, mas, mais importante ainda, é evitar que ele ocorra”. Para Broetto, o problema pode ser evitado por meio de “um trabalho de conscientização de guarda responsável, campanhas educativas para que as pessoas adotem todos os cuidados com os seus cães e gatos”. O chefe da CGPRO ainda afirmou que não adianta realizar uma ação pontual sem que a sociedade abrace a causa.

RELACIONADAS