Uma iniciativa de empresários parceiros capitaneada pelo proprietário da Japur Sport Fitness, Japur Almeida, está promovendo o resgate das competições de natação em águas abertas na Lagoa dos Patos, em Tapes. O lançamento do projeto Desafio Pontal de Tapes 2022 ocorreu nesta quarta-feira (15) na sede da Associação Comercial Cultural e Industrial de Tapes – ACCITA, onde estiveram reunidos os idealizadores do evento, empresários e representantes da administração municipal.
A competição já tem data marcada e deve ocorrer nos dias 12 e 13 de novembro deste ano quando promete movimentar a cidade por conta de uma programação que vai além das disputas na água, pois deve incluir atividades artísticas, culturais e feira comercial, além de praça de alimentação para recepcionar os atletas e o público.
Juntos com Japur Almeida na elaboração do projeto estão Wilson Mattos, como diretor técnico do evento, com a experiência de ser árbitro da FINA (Federação Internacional de Natação) por 14 anos e proprietário da escola de natação Raia Sul, que formou nadadores de níveis brasileiro, mundial e olímpico. Mais um parceiro é Francismar Siviero que já competiu na categoria Master em clubes como Caixeiros Viajantes, Grêmio Náutico Gaúcho e Grêmio Náutico União e atualmente é o criador e diretor de marketing do Portal Francisswim. Ele também é um dos criadores do Projeto Nadando Pelos Cartões Postais. O outro integrante é o empresário Cândido Nunes com larga experiência no ramo de eventos culturais, shows nacionais e internacionais e também gerencia o Parador Pub em Tapes.
“Nós da Japur Sport Fitness já viemos promovendo eventos esportivos na região desde 2017, principalmente com competições de mountain bike e corridas, e há tempos tínhamos a ideia de resgatar a natação aqui em Tapes. Por ser uma competição mais complexa buscamos apoio de um time de especialistas para formatar esse projeto. Ficamos muito contente com a forma que nossa iniciativa foi recebida durante o lançamento na ACCITA, inclusive com o aceno de patrocínios importantes que nos motiva a seguir em frente. Além do mais essa construção vem ao encontro de um projeto pessoal da nossa empresa que é transformar Tapes em ‘Capital do Turismo Esportivo’. Acreditamos que estamos no caminho certo”, pontuou Almeida.
Para o presidente da ACCITA, Mauro Dietrich o projeto vem ao encontro da proposta de desenvolvimento da entidade na área de turismo e nasce com uma garantia de sucesso, uma vez que tem uma construção coletiva com a elaboração de importantes empresas do meio esportivo, a adesão do comércio local para a captação de recursos e o apoio da administração municipal com o aporte de estruturas necessárias.
“A ACCITA teve o papel agregador neste encontro. Temos a vontade de construir um calendário de eventos e trabalhar arduamente para o desenvolvimento econômico do setor turístico que está muito atrasado em relação com as outras atividades econômicas como o agro e a indústria. Isso causa perdas para o setor do comércio que precisa desta ‘circulação’ maior de turistas pra alavancar seus negócios. Essa diversificação das atividades que geram dividendos e novas oportunidades de trabalho são e serão sempre apoiadas pela nossa associação”, considerou Dietrich.
As provas serão divididas em duas etapas, sendo a primeira no sábado (12/11), com o percurso de 7,6 Km para nadadores de elite e que terá a largada do Pontal de Tapes e chegada no Clube Náutico Tapense. Já no domingo (13/11) serão disputadas as baterias de 4,5 km, 3km e 1,5 km, por nadadores intermediários. Estas ocorrerão em raias olímpicas pré-definidas na praia do calçadão municipal, no centro da cidade.
Os organizadores estão otimistas e estimam receber um público de mais de 2.500 visitantes nos dois dias de evento. Já o número de nadadores deve ser aproximado de 400 atletas.