13.8 C
Cerro Grande do Sul
domingo, abril 28, 2024

Grupo de artesão se reúne para formar associação em Barão do Triunfo

Um grupo de artesãos de Barão do Triunfo articulados pela secretaria municipal de Desporto, Turismo e Lazer esteve reunido na câmara municipal, no dia 16 de junho, com a finalidade de dar início a formação de uma associação de artesãos no município. O encontro contou com a presença de representantes do Executivo e do Legislativo municipal que estão dando o suporte para a organização do setor em nível local.

Alexandre Souto, então secretário municipal do Desporto, Turismo e Lazer, explicou que a iniciativa se deu em função do diagnóstico da demanda durante o trabalho realizado entorno de um projeto de desenvolvimento turístico no município e região.

“Visitamos algumas propriedades e identificamos as potencialidades do artesanato local e a necessidade da organização deste setor, inclusive com a oferta de estrutura para que possa deslanchar”, pontua o ex-secretário.

Para que a associação exista de fato, com personalidade jurídica, o grupo iniciou os trâmites elegendo uma diretoria que ficou com a seguinte formação: presidente, Priscila Lupa da Silva; vice-presidente, Solange Klopemburg; 1ª secretária, Josimara Fagundes; 2ª secretária, Júlia Lanzarini; 1ª tesoureira, Carla Chagas e 2ª tesoureira, Jessica Storck. O próximo passo deve ser a elaboração do estatuto da nova entidade e o registro dos documentos em cartório.

Outro avanço importante na reunião foi a parceria firmada com o Legislativo que deve ceder uma sala no porão do prédio da câmara municipal para que seja instalada a sede temporária da associação assim que for constituída oficialmente. Além de abrigar as funções administrativas da nova entidade o local também servirá para que os trabalhos dos artesãos possam ser expostos.

O grupo também decidiu por organizar uma ação entre amigos que deverá sortear produtos artesanais a quem adquirir os cupons. A iniciativa tem a finalidade de arrecadar fundos para cobrir os custos iniciais do processo legal de fundação.

Souto projeta que, depois de formada, a associação poderá contribuir muito para o desenvolvimento do setor artesanal e turístico no município, por meio da organização de cursos, feiras, seminários, eventos sociais e artísticos, bem como da promoção de oficinas de aprimoramento das artes e para a qualificação dos artesãos e suas produções.

“Os artesãos têm papel importante na preservação da cultura local por meio da produção de artefatos e mercadorias que identificam o município e a região. Esse trabalho precisa ser preservado e passado adiante, uma vez que se soma ao nosso potencial turístico e se reverte em uma boa alternativa de incremento na renda de diversas famílias”, observou.

PUBLICIDADE
Cicero Omar da Silva
Cicero Omar da Silva
Chefe de Redação e Departamento de Vendas Portal ClicR e jornal Regional Cel/Whats: 51 99668.4901

RELACIONADAS