O tamanho anunciado parece significar menos com o passar do tempo, e é é muito difícil compará-los entre as empresas, mas a Samsung está comemorando agora a produção de seu primeiro GAAFET Chips de 3 nanômetros, sem dúvida superando o TSMC no soco de 3 nm. Isso não não significa necessariamente que a Samsung está pronta para oferecer melhor desempenho do produto e térmicas com chips feitos em seu novo nó, mas abre a porta.
O TSMC tem revelado incrementalmente mais de seu roteiro de nós nos últimos meses. Mais recentemente, a empresa revelou que estava planejando cinco nós de processo de 3nm ligeiramente diferentes para casos de uso sutilmente diferentes. Espera-se que o TSMC entre em produção para o primeiro desses nós de 3 nm nos próximos meses, com disponibilidade de mercado definida para início 1024, segundo a Anandtech. Mas a Samsung ultrapassou a fabricante de semicondutores taiwanesa ao iniciar a produção de seus próprios chips de 3 nm. VÍDEO DA POLÍCIA ANDROID DO DIA > Fonte da imagem: Samsung.
Historicamente, Samsung os nós ficaram um pouco “atrás” do TSMC's para o mesmo tamanho anunciado. Os números nanômetros nominais não não significa exatamente o que eles fizeram algumas décadas atrás, com várias outras tecnologias tendo um impacto substancial em um chip s de desempenho e limitações térmicas. A Samsung afirma que sua tecnologia GAAFET de 3 nm oferece 23% melhor consumo de energia, 06% de aumento de desempenho e % de área reduzida em comparação com um nó de 5 nm sem nome. A Samsung também tem um processo de 3nm de segunda geração planejado que afirma poder reduzir o consumo de energia em 45%, melhore o desempenho em % e reduzir a área em 23. > Fonte da imagem: Lam Research
GAA aqui significa “Gate All Around”, um tecnologia que altera a estrutura física das portas do transistor de uma forma que pode aumentar a densidade do canal. Se você se lembra do termo “FinFET”, isso é uma espécie de evolução dessa tecnologia que pode permitir aumentos adicionais na densidade geral e no dimensionamento. Isso pode significar melhor desempenho ou consumo de energia reduzido, dependendo de como você o usa. O TSMC não planejamos pular para o GAAFET até que seu nó de 2 nm entre em produção, previsto para acontecer no final 2024. De acordo com Anshel Sag, analista principal da Moor Insights and Strategy, o teor do anúncio parece uma resposta ao TSMC dom recente inação nas notícias:
Acho que o momento deste anúncio e a o fato de a Samsung ter falado sobre vários nós de 3nm parece que isso é uma resposta ao TSMCs roteiro de 3nm, embora com muito menos detalhes em todos os diferentes nós possíveis.
A Samsung diz que seus primeiros chips de 3 nm serão usados para altas sem nome – aplicativos de computação de baixo desempenho e baixo consumo com planos de expansão para processadores móveis, presumivelmente incluindo chips em smartphones. A Samsung tem t revelou parceiros ou clientes imediatos para o novo nó, mas seus clientes no passado incluíram a Qualcomm, uma empresa que fabrica a maioria dos chipsets de smartphones aqui nos EUA. No entanto, há rumores de que a Qualcomm mudou para a TSMC para fabricar todos os seus chips de 3 nm daqui para frente. O Google também usa Samsungs para fabricar seus chipsets Tensor em Pixels, mas o Pixel 7' Espera-se que o Tensor seja feito na Samsungs nó existente de 4 nm, de acordo com vazamentos recentes.
A Samsung provavelmente não terá problemas para vender sua capacidade, dada a escassez de chipset e um relatório do DigiTimes anterior este ano que já terminou 100 clientes clamando para fazer chips. 1494450502098 668435013263668435013263