Em muitos setores, o Google cresceu e se tornou um dos maiores alvos do escrutínio europeu. De alegações antitruste em abundância a preocupações com privacidade, a empresa teve que lidar com bilhões de euros em multas e muitas novas regulamentações após suas próprias transgressões. E você pode esperar que mais desafios legais venham à medida que as agências de proteção ao consumidor em toda a Europa estão tomando essas medidas contra a gigante da tecnologia por levar os consumidores a aceitar a vigilância corporativa.
De acordo com a Organização Europeia de Consumidores, uma organização representativa do sindicato&#;s agências de proteção ao consumidor, autoridades de cinco países membros apresentaram queixas formais à Comissão Europeia alegando que o Google está violando os Dados Gerais Regulamento de Proteção. Outras agências enviaram missivas ao Google, à Comissão Federal de Comércio dos EUA, e estão alertando seus países&#; governos sobre as práticas da empresa quando integrar um novo usuário a uma conta do Google.
VÍDEO DA POLÍCIA ANDROID DO DIA Tais práticas incluem: fornecer uma opção “aceitar todos” ao apresentar a usuários em potencial permissões e configurações relacionadas à forma como seus dados são coletados, mas não uma opção “negar todos”; ocultar informações sobre como os dados do usuário são processados fora do processo de inscrição e; confiando fortemente em explicações não específicas sobre por que coleta e como integra os dados do usuário. As políticas de coleta de dados do Google são aplicadas em muitos serviços que incluem Gmail, Play Store, Google Maps e outros, alguns dos quais exigem a configuração de uma conta do Google para serem acessados. Em suma, o Google torna difícil descobrir o que faz com seus dados e por quê. Também torna difícil dizer “não” a essas práticas.
O BEUC chama o Google como o principal proprietário do “capitalismo de vigilância” e afirma que a empresa violou vários artigos do GDPR, incluindo o processamento de dados mais de é necessário para a prestação de serviços e a retenção desses dados por mais tempo do que o necessário.
Nos últimos meses, três estados membros da UE proibiram o uso do Google Analytics depois que a empresa pôde& #; não garantimos a privacidade dos dados ele recebe de seus hosts clientes. O Google também está enfrentando um processo de US$ 2,4 bilhões da PriceRunner por seu suposto abuso de resultados de pesquisa para dominar o mercado do Google Shopping.
1494450502098