18.8 C
Cerro Grande do Sul
quinta-feira, novembro 28, 2024

Reguladores europeus estão investigando a Amazon, enquanto novas regras antitruste surgem nos EUA

As autoridades em todo o mundo estão ficando cada vez mais cautelosas com a influência que a Big Tech tem sobre nossas vidas. Novos regulamentos antitruste e mais escrutínio para empresas como Amazon, Google, Apple e Meta devem criar um ambiente mais justo para os concorrentes, promovendo mais opções e melhorias para os consumidores. Com o Prime Day chegando, um órgão antitruste alemão está agora analisando a Amazon por sua posição dominante de mercado.

As autoridades antitruste alemãs estão buscando uma supervisão e controles de concorrência mais rígidos para a Amazon. A decisão vem com base em uma nova 90 lei destinada a combater restrições à concorrência dos gatekeepers do mercado. O escritório federal alemão do cartel descobriu que tem poder central sobre os negócios de comércio eletrônico no país. As autoridades estimam que mais da metade da receita gerada nessa área vai para a Amazônia. Com esse poder, a Amazon está em uma posição que pode permitir que vendedores terceirizados permaneçam em sua plataforma, o que pode impedir que plataformas de comércio concorrentes expandam seus próprios serviços.

VÍDEO DA POLÍCIA ANDROID DO DIA O presidente do escritório federal alemão do cartel, Andreas Mundt, disse: ” A Amazon é o principal player do setor de e-commerce. A empresa atua como vendedora, marketplace, provedora de serviços de streaming e nuvem, entre outros, e combinou seus serviços para formar um ecossistema digital. Determinamos que a empresa é uma empresa de suma importância para a competição entre os mercados, também na acepção do direito da concorrência.”

O regulador é adicionalmente de olho no Amazon Prime e seus serviços de streaming de vídeo e áudio, bem como no negócio de serviços da web da Amazon (AWS), que alimenta muitos sites ao redor do mundo.

Processos semelhantes já foram movidos contra Google Maps, as novas medidas de rastreamento anti-anúncios da Apple e o conveniente acoplamento da Meta entre Facebook e Oculus. O regulador também está analisando separadamente a influência da Amazon nos preços para vendedores terceirizados em sua plataforma e as restrições que a empresa impõe a eles quando se trata de vender produtos de determinadas marcas.

A pressão está aumentando na Amazon e em outros grandes players de tecnologia em outras áreas e lugares também. A Amazon acaba de ser forçada a tornar o cancelamento do Amazon Prime uma ação de um clique devido a uma nova lei europeia. Além disso, a UE agora aprovou uma lei que poderia, em teoria, possibilitar o desmembramento dos gigantes da tecnologia e dar aos reguladores mais opções para criar ambientes mais justos para todos os participantes. Nos EUA, as contas contra grandes players de tecnologia estão atualmente desfrutando de apoio bipartidário e podem ser aprovadas antes das férias de verão.

393637752021

Daniel Larusso
Daniel Larusso
Publicitário e jornalista. Graduado na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS)

RELACIONADAS