17.1 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 22, 2024

Prazo para solicitar transferência temporária de seção começa hoje

A partir desta segunda-feira (18), os eleitores podem solicitar voto em trânsito. A ação permite àqueles que estiverem fora de seu domicílio eleitoral votar na cidade indicada.

O prazo para solicitar transferência temporária de seção encerra dia 18 de agosto. A solicitação pode ser feita para o 1º turno, que acontecerá dia 2 de outubro, 2º turno, no dia 30 de outubro, ou ambos. Ainda, dentro do mesmo período, o cidadão pode cancelar o requerimento.

Para fazer o pedido, o requerente deverá ir presencialmente a um cartório eleitoral e solicitar o voto em trânsito, informando a cidade onde deseja votar.

Somente capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores estão aptos a receber eleitores em trânsito.

Quem estiver fora do Brasil não poderá votar em trânsito. Contudo, brasileiros que moram no exterior, mas que estarão no Brasil no período de eleições poderão solicitar a modalidade, desde que habilitados dentro do prazo.

Poderão votar para os cinco cargos em disputa (sendo eles deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente) aqueles que estiverem dentro da Unidade da Federação de seu domicílio eleitoral, mesmo que em outro município. Os cidadãos que estiverem fora de seu estado de origem poderão votar somente para presidente.

Os eleitores que não comparecerem para votar deverão justificar a ausência, não sendo possível fazê-lo no município para o qual solicitou transferência temporária.

RELACIONADAS