28.1 C
Cerro Grande do Sul
domingo, novembro 24, 2024

Conheça Tobias, o cachorro caramelo que conquistou os moradores de Cerro Grande do Sul

Cada região brasileira possui seus costumes e peculiaridades, mas uma coisa todas as cidades têm em comum: um vira-lata caramelo querido pela comunidade. Em Cerro Grande do Sul, município gaúcho localizado no Centro-Sul do estado, não poderia ser diferente. Aqui, mora Tobias, um caramelinho que conquistou a população.

Há quem diga que conheceu Tobias durante a última eleição municipal, quando o “cachorro sem partido” passeava no colo dos candidatos e seus apoiadores. De fato, naquela época, sua fama alcançou os quatro cantos da cidade. Todos comentavam a respeito do cachorro que não faltava uma carreata sequer, se tornando o personagem mais querido daquela disputa política.

Contudo, em outrora, Tobias já possuía uma lista de “amigos”. O professor Marcio Olson, de 50 anos, morador do município, contou ao Portal ClicR que conhece o pet desde 2020, quando o mesmo apareceu em sua rua acompanhado de um amigo — também de quatro patas.

Algumas pessoas afirmavam que os companheiros viviam próximo aos restaurantes da cidade, mas com o fechamento dos estabelecimentos, devido às restrições contra a Covid-19, passaram a vagar pelas ruas à procura de comida e abrigo.

Olson e sua família decidiram, então, alimentá-los. “Não demorou muito para ficarem no portão, à espera de uma refeição”, disse o professor. Com o tempo, a família conquistou a confiança da dupla, e adotou o amigo de Tobias, que juntamente com o novo lar, recebeu um nome: Mick Jagger.

Já Tobias, acostumado com sua liberdade, não quis ser adotado. Segundo Olson, às vezes o cachorro retorna à casa para brincar com seu amigo, fazer uma refeição e se abrigar em noites frias e chuvosas, no entanto, assim que amanhece, o vira-lata volta para as ruas, à procura de novas aventuras.

Tobias e Mick Jagger. Foto: Reprodução/Lucilene Olson

Quem também tem inúmeras histórias para contar sobre o cachorrinho sul-cerro-grandense é a agrônoma Loren Eymael, de 28 anos. Loren conheceu Tobias um pouco antes da família Olson, em 2018.

Segundo ela, a fama de “cãopanheiro” da turma acompanha o cachorrinho desde essa época. “Todos os lugares que a gente fazia festa, churrasco, o Tobias estava sempre junto. Quando ele via o meu carro, eu abria a porta e ele entrava, ficava sentado no banco do carona, bem pleno”, disse.

Foto: Reprodução/Loren Eymael

Para aqueles que têm curiosidade em saber como o caramelo recebeu o nome de Tobias, Loren contou que foi no final de 2018, quando o seu namorado e alguns amigos estavam confraternizando pelas ruas da cidade e o cachorro começou a acompanhá-los. Aleatoriamente, os rapazes falaram “nossa, esse cachorro tem cara de Tobias”, explica a agrônoma. Desde então, o cãozinho começou a ser chamado por este nome.

Castração
Em abril de 2021, Tobias se envolveu em uma briga com outros cães, ocasião em que ficou bastante machucado. Após o episódio, a empresária Maribel Benclo, de 48 anos, resgatou o bichinho e o levou à clínica veterinária, onde foi realizada a castração.

Foto: Reprodução/Loren Eymael

Iniciou, então, uma campanha para arrecadar fundos para custear o procedimento cirúrgico. De acordo com Loren, responsável pela ação, os pedidos de ajuda foram realizados, principalmente, por meio de grupos de WhatsApp, onde os membros conhecem e têm carinho por Tobias. O dinheiro arrecadado foi suficiente não apenas para pagar as despesas veterinárias do caramelo, mas também para custear a castração de Negrinho, cachorro adotado por Maribel.

A parte mais difícil, no entanto, foi o pós-operatório. Por ser um cachorro livre, Tobias resistia à quarentena, querendo voltar às ruas. Mas, no final, sob os cuidados de Maribel, o levado teve uma boa recuperação — tanto da cirurgia como dos ferimentos causados pela briga.

Adoção
Há quem diga que Tobias foi adotado por um casal de um município vizinho que, após o divórcio, abandonou o cachorro nas ruas da cidade. Outros relatos apontam para a falta de adaptação do vira-lata que, após a tentativa de adoção, foi trazido novamente para Cerro Grande do Sul.

A verdade é que, independentemente das histórias acerca de Tobias, o caramelo possui inúmeros “adotantes” no pequeno município gaúcho. Afinal, por onde passa, o cãozinho encontra pessoas dispostas a ajudá-lo e enchê-lo de carinho.

RELACIONADAS