Um homem de 61 anos foi preso na manhã desta sexta-feira (12) suspeito de manter a mãe, de 82 anos, em cárcere privado. O caso ocorreu no bairro Guajuviras, em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre/RS.
De acordo com o delegado Rodrigo Caldas, responsável pela investigação, o homem mantinha a mãe em dois cômodos pequenos e sem condições de higiene, localizados nos fundos da residência onde ele morava com a esposa e filhos. O banheiro utilizado pela vítima ficava na área externa da casa, com difícil acesso.
A mulher também recebia pouca comida e era impedida de sair na rua.
O caso estava sendo acompanhado pela Central do Idoso do município, no entanto, o suspeito começou a proibir os agentes comunitários de saúde de realizarem os atendimentos a idosa. O órgão solicitou o apoio da Polícia Civil para resgatar a vítima.
Segundo a investigação, o filho utilizava o cartão do banco da mãe para receber o dinheiro da aposentadoria dela. O homem foi preso e deverá responder pelos crimes de cárcere privado, maus-tratos e desvio de bens. A idosa foi resgatada e encaminhada para um abrigo municipal de Canoas.