Iniciativa tem como foco fomentar o turismo regional e conscientizar a população sobre a relação com o meio ambiente
A Ulbra São Jerônimo tem como um de seus pilares abrir as portas para projetos apresentados pela comunidade, como uma maneira de unir forças para o desenvolvimento da região Carbonífera. Foi com este intuito que o campus recebeu, nesta terça-feira (09/08), Antônio Carlos Rodrigues, idealizador do Projeto Lanchão Seival. Professor de Educação Física na rede estadual, ele recriou a embarcação utilizada pelo italiano Giuseppe Garibaldi, na Revolução Farroupilha, e agora vem percorrendo o Estado para apresentar o projeto e buscar parcerias.
O evento, organizado pela Associação Cultural Viva Anita, em parceria com o campus, teve dois momentos. À tarde foi apresentado para autoridades e, à noite, no auditório térreo do campus, contando com a participação da comunidade acadêmica.
PROJETO SEIVAL E OS CAMINHOS DE GARIBALDI
O barco original fez parte de um episódio importante da Revolução Farroupilha: a tomada de Laguna, no litoral de Santa Catarina, feita por separatistas, em julho de 1839.
A embarcação começou a ser construída em 2019, em Camaquã. A iniciativa, organizada pela Associação Socioambiental Amigos do Seival, visa contemplar com passeios turísticos municípios situados às margens de rios, de maneira a incentivar o turismo regional, além de conscientizar a população sobre a relação com o meio ambiente e o cuidado com as águas.
O foco é que o barco seja um espaço para visitação e eventos, uma opção fora de sala de aula para estudantes de escolas e faculdades do Estado.
Por: Portal de Notícias