26.5 C
Cerro Grande do Sul
segunda-feira, novembro 18, 2024

Chuvisca recebe Fogo Simbólico da Pátria 2022

No ano em que comemoramos o Bicentenário da Independência do Brasil, o município de Chuvisca recebeu da Liga da Defesa Nacional (LDN) o “Fogo Simbólico da Pátria 2022” o ato ocorreu em frente a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, a representante da Pasta, secretária Silvana Donbrowski, diretores e autoridades recepcionaram a equipe da Liga de Defesa Nacional.

Neste ano as comemorações referentes a Semana da Pátria terão como tema: âmbito Nacional e Estadual Bicentenário da Independência e em âmbito municipal: Os 80 anos da Comunidade São José de Chuvisca.

Durante a Cerimônia foi saudado as seguintes autoridades presentes:

Comandante da Comitiva da Liga da Defesa Nacional Capitão Neto, Sargento Weber, Soldado Knor, Soldado S2 Ienkzak, Soldado Camila, Soldado Ricardo.

Acompanha o 30º BPM de Camaquã 1º Tenente Schafer e 1º Sargento Curtinaz.

Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto Silvana Donbrowski, secretário da Agricultura e Meio Ambiente Luis Dummer, Vereador Ronildo Moraes, Pároco Padre Gerson Schimit, Diretores da Escola Santa Luzia: Erminia Borowski Langhans, e Glauce Sábio, Diretora da Escola Estadual Alaides Schumacher Pinheiro: Maira Bierhals.

Também presente servidores municipais, professores, alunos, funcionários e comunidade chuvisquense.

Fogo Simbólico – O Fogo Simbólico da Pátria surgiu em 1937, no Rio Grande do Sul, quando um grupo de patriotas procurava um símbolo para representar o patriotismo do povo brasileiro. Assim, surgiu a ideia do Fogo, companheiro do homem desde a pré-história. Aprovada a ideia, foi decidido que o símbolo receberia a denominação de Fogo Simbólico da Pátria e deveria realizar uma peregrinação cívica.

LDN – A Liga da Defesa Nacional (LDN), criada pelo poeta Olavo Bilac, juntou-se aos idealizadores e criou a corrida do Fogo Simbólico da Pátria, que ocorreu pela primeira vez em 1938, em um percurso de 26 km entre as cidades de Viamão e Porto Alegre.

No uso da palavra a Secretária Silvana saudou a todos, e relembrou fatos históricos ligados ao tema Nacional e Estadual “Bicentenário da Independência”, bem como a história dos “80 anos da Comunidade São José de Chuvisca” fazendo parte das comemorações no âmbito municipal.

 

Comandante da Comitiva da Liga da Defesa Nacional Capitão Neto destacou:

“Nós cantamos o hino da independência, algo lindo, e aqui foi o primeiro município que canta o hino da Independência, e conta realmente o que houve no Brasil naquela época de 1922, poucas pessoas sabem mais o hino brasileiro era este, “ da Independência” e depois foi mudado para o que nós cantamos atualmente, Dom Pedro quando fez a independência declarou este o hino da Independência, ele conta a caminhada do Brasil rumo a vida solo, de um pais novo, crescente que hoje faz 200 anos, é nosso dever, é nossa obrigação, nosso compromisso, nossa honra levar esse amor patriótico adiante transmitindo a nossos filhos e netos….” explico Capitão neto em seu pronunciamento.

Abaixo Programação da Semana da Pátria em Chuvisca      

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS