Encerrou hoje sábado (27/08) a programação da Semana do Folclore em Barra do Ribeiro
O dia nacional do Folclore foi dia 22 de agosto e justamente neste dia iniciou no município uma série de atividades voltada para a “Semana do Folclore”.
Folclore é o que entendemos como as formas pelas quais a cultura popular manifesta-se e que são parte da identidade cultural de um povo. As representações folclóricas podem ser manifestadas por meio de ações individuais e coletivas e são formadas por costumes e tradições que são transmitidos de geração em geração.
22 de agosto -segunda-feira
O primeiro dia de atividades, ocorreu na Biblioteca Municipal o Sarau literário de Barra do Ribeiro.
O sarau contou com a participação de ilustres barrenses que trouxeram muita literatura, música, dança e cultura para quem compareceu na primeira noite de programação.
A abertura e recepção do evento foram dadas pela Secretária de Educação Rose Souza e a professora Joice Freitas, a mediação do Sarau ficou a cargo da Professora Ana Maria Wurdig (Nica) e contou com a participação da Professora Clara Hoff contos do São José, apresentação musical de Isaac e Pedro Rocha, acompanhado também de seus alunos, além das participações do Professor Miguel Amaral de Souza, da Escola Carlos Pinto, da Valéria Leal e Paulo André, do Álvaro Rosa da Silva e do grupo Triplo A de A Z.
A valorização da cultura tem espaço importante na gestão municipal, tendo o Prefeito Jair Machado atuado de forma a incentivar a promoção cultural especialmente no que diz respeito à valorização dos atores culturais do Município promovendo eventos e atividades voltadas para artistas e comunidade barrense.
23 de agosto -terça-feira
Já na terça-feira a noite foi a vez de Palestra Sobre o Folclore ministrada por Marco Aurélio Alves na Câmara de Vereadores Municipal. Marco que é formado em Psicologia atua como Presidente do Instituto Brasileiro da Pessoa, Vice-presidente da Comissão Gaúcha de Folclore e apresentador do quando “Bem Viver” no programa Manhã RDC TV.
O tema central da palestra foi sobre o impacto na economia que o folclore e cultura como um todo podem gerar a partir de sua exploração turística por exemplo. O turismo de experiência, voltado para a cultura local de cada cidade ou região é uma das atividades turísticas que mais cresce especialmente após a retomada da pandemia.
“A Semana do Folclore 2022 tem por objetivo justamente promover o entendimento correto do papel da cultura em nossa sociedade e como ela pode promover ações gerais e específicas em Barra do Ribeiro trazendo identidade, além da geração de emprego e renda” destacou o palestrante.
24 de agosto- quarta-feira
Na noite de quarta-feira o Professor Eduardo Fraga recebeu a comunidade barrense na Fábrica de Gaiteiros. Como tema central da palestra esteve o folclore, a origem da palavra e o folclore local. Além de aproximações dos conceitos culturais com as questões atuais, ditos populares, parlendas, histórias e lendas e a importância de mantê-las vivas, foram assuntos que nortearam a fala do professor.
25 de agosto- quinta-feira
Encontro Lendário
Nesta noite de quinta-feira ocorreu o “Encontro Literário”, marcado por muitas histórias e boas risadas esse foi o tom do Encontro Lendário em mais uma atividade da Semana do Folclore.
Na roda de conversa o tema central foi às histórias, lendas e personalidade de Barra do Ribeiro desde sua emancipação até os dias de hoje. A conversa foi mediada pela Professora Ana Maria Ribeiro Wurdig e contou com a participação de Cláudio Ribeiro da Costa, José Adair Dias, Leoneia Santana de Souza, Bete Bidigarai Cristofolli, Luiz Carlos Albuquerque Py, Luiz Ernesto Ribeiro Figueira, Antônio Balthazar e Cirineu Luiz Iplinski.
As histórias tem um papel muito importante no desenvolvimento da cultura local, além disso, o ato de ouvir e contar histórias contribui muito como desenvolvimento do pensamento crítico de cada pessoa, preservando as tradições e os costumes e esse foi o objetivo deste evento, um verdadeiro momento histórico de Barra do Ribeiro.
26 de agosto – sexta-feira
Na noite desta sexta-feira ocorreu as 19h30min no Multispaço mais uma importante atividade que teve como tema “Resgatando Cantigas de Roda .
27 de agosto – sábado
E a Semana do Folclore se encerrou nesta manhã com o Festival de Pandorgas realizado junto ao Acampamento Farroupilha.
Informações e fotos: ASCOM Prefeitura Municipal de Barra do Ribeiro