16.9 C
Cerro Grande do Sul
sábado, novembro 23, 2024

Programação da Semana da Pátria inicia nesta quinta-feira (1º) em Cerro Grande do Sul

Começaram hoje (1º) as comemorações da Semana da Pátria em Cerro Grande do Sul, na Região Centro-Sul do Rio Grande do Sul. As celebrações iniciaram às 9h, com ato solene de hasteamento das bandeiras na Praça Admar Amazonas Coutinho de Oliveira. No período da tarde, às 16h, ocorreu o arriamento das bandeiras.

Participaram do evento, no turno da manhã, o Prefeito Municipal, Gilmar João Alba, os colaboradores da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) e Secretaria do Trabalho Cidadania e Assistência Social, além da diretora e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Réus.

Já no turno da tarde, estiveram no local o vice-prefeito Delmar Liska, os representantes do Banco Sicredi e Banco Banrisul, os membros da Smec e a diretora e alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental José de Alencar.

A coordenadora municipal da Casa de Cultura, professora Maria do Carmo Trescastro, comandou a abertura do evento. Em seu discurso, Maria do Carmo mencionou que este ano a federação está celebrando os 200 anos de independência do Brasil.

“O estado segue o mesmo tema por sugestão da Liga da Defesa Nacional, e nós optamos [por homenagear a] família, então o tema [que escolhemos] é ‘O Amor Pela Pátria é Construído Todos os Dias e Começa na Família”, disse a coordenadora.

O município tem como costume escolher uma pessoa ou família para homenagear na Semana da Pátria. Este ano, visto que o tema a ser trabalhado é relacionado à família, foi definido que os homenageados serão Manoel Homero Boeira Garcia, de 84 anos, e Joventina dos Santos Garcia, de 80 anos.

“A Joventina e o Homero foram escolhidos em função de que a família deles sempre valorizou o bem, a paz, a harmonia, a honestidade”, informou Maria do Carmo. A professora também explicou que o casal sempre residiu em Cerro Grande do Sul, desde antes da emancipação, ajudando na caminhada emancipatória do município.

Em sua fala, a coordenadora também alertou que muitos princípios devem ser trabalhados pela família, contudo, a família está transmitindo essa função para a escola, que “não dá conta de tudo que está sendo passado pra ela cuidar”.

A programação encerrou por volta das 16h30, com leitura de um poema sobre a independência do país, escrito na escola José de Alencar e declamado pela aluna Gabriella Fonseca Sampaio.

Hasteamento e Arriamento das bandeiras
O hasteamento e arriamento das bandeiras ocorreu ao som do Hino Nacional. Também houve a execução do Hino da Independência e Hino de Cerro Grande do Sul.

Confira quem foram os convidados para hastear as bandeiras nesta quinta-feira:

  • Brasil – Gilmar João Alba (Prefeito)
  • Rio Grande do Sul – Aguida Luiza Bernar Boeira (Sec. da Educação e Cultura)
  • Cerro Grande do Sul – Aluna da E.M.E.F Padre Réus
  • Mercosul – Amanda Rodrigues da Silva (Sec. do Trabalho Cidadania e Assistência Social)

Confira quem foram os convidados para arriar as bandeiras nesta quinta-feira:

  • Brasil – Delmar Liska (Vice-Prefeito)
  • Rio Grande do Sul –  Alice Kensy (Representante do Banco Banrisul)
  • Cerro Grande do Sul – Gabriella Fonseca Sampaio (Aluna da E.M.E.F. José de Alencar)
  • Mercosul – Bianca Schwalm e Pâmela Camargo (Representantes do Banco Sicredi)

Programação
Amanhã (2º), o hasteamento das bandeiras será às 10h. Na ocasião, acontecerá a homenagem a Joventina e Homero e apresentação da banda municipal de Tapes. Conforme explicou Maria do Carmo, o evento está previsto para acontecer na Praça Admar Amazonas Coutinho de Oliveira. No entanto, se chover, a cerimônia será transferida para o ginásio de esportes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Fortaleza, situado na rua Dr. Jorge Alfredo Hennig, nº 855, bairro Centro.

A banda também se apresentará em outro momento, às 14h. O arriamento das bandeiras está previsto para às 16h.

RELACIONADAS