Estabelecimentos que realizam processamento, produção e/ou comercialização de produtos de origem animal receberam orientação
Entre os dias 05 e 16 de setembro, os serviços de Fiscalização Municipal, Vigilância Sanitária e Serviço de Inspeção Municipal, através dos servidores Diego Chamorro dos Santos, Grasiana Assis Duarte e Taline Schmidt Reis, estiveram orientando estabelecimentos que realizam processamento, produção e/ou comercialização de produtos de origem animal.
As organizações foram instruídas a analisarem os seguintes pontos:
Controle de entrada de matéria prima de origem animal;
Controle de armazenagem, temperatura e validade;
Boas práticas de fabricação (Pop’s);
Higiene dos manipuladores;
Cuidado com alimentos fracionados (verificação de rotulagem, data do fracionamento e validade);
Ao todo, 13 estabelecimentos foram alertados para a correta observância da legislação pertinente à área de atuação que comercializa produtos de origem animal, sob pena de aplicação das sanções cabíveis na legislação.
A ação é voltada para o Programa Alimentos Seguros – PAS – tem como objetivo o ensinamento de técnicas sobre Segurança de Alimentos e a implantação das Boas Práticas e do Sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) nos estabelecimentos que produzem alimentos.
O Programa é nacional e garante a manutenção das atividades que são desenvolvidas em todo país, sensibilizando os trabalhadores que atuam na produção e na manipulação de alimentos prontos para o consumo sobre os cuidados que devem ser observados na promoção da segurança dos alimentos.
A Prefeitura Municipal de Sertão Santana se coloca à disposição para todas as pessoas que produzem e/ou comercializam produtos de origem animal, para que possam sanar eventuais dúvidas.
Para tal, devem entrar em contato com a veterinária municipal, Taline Schmidt, através do telefone: 3495-1066.
Informações e fotos: ASCOM Prefeitura Municipal de Sertão Santana