17.8 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 22, 2024

Caminhantes exploram as belezas naturais de Mariana Pimentel

O município de Mariana Pimentel, situado no Centro-Sul do Rio Grande do Sul, tem sido alvo frequente daqueles que buscam explorar novos roteiros turísticos na região. No último domingo (25), a pequena cidade recebeu 78 visitantes da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela, que percorreram a pé as linhas Saint Brisson e Flores, conhecendo as belezas locais.

O grupo foi recepcionado pelo coordenador de Cultura, Turismo e Desporto da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), Gustavo Tormen. Ao Portal ClicR, Tormen contou de que forma o grupo demonstrou interesse em visitar a cidade.

Segundo o coordenador, a presidente da associação, Adriana Reis, já conhecia Mariana Pimentel por meio de alguns familiares que residiram no município. Desta forma, Adriana trouxe o lugar à memória e decidiu incluí-lo no roteiro do grupo.

Após decidido que a associação adicionaria a cidade em seu programa, uma nova etapa iniciou: definir o itinerário.

No último dia 3 de setembro, a Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela fez uma primeira visita a Mariana Pimentel, onde reuniu-se com Tormen para traçarem juntos uma rota para a caminhada. O objetivo era planejar um percurso de, no máximo, 18 km.

Eles traçaram um roteiro, saíram e fizeram o mapeamento da quilometragem. [Eles] gostaram muito do roteiro e colocaram o nome como Caminhada Linha Saint Brisson. Não colocaram [o nome] como Mariana Pimentel porque eles ainda pretendem voltar, então colocaram o nome da linha, que foi a linha de entrada do roteiro, passando pela Linha Flores”, contou Gustavo.

Tormen disse que esta foi a primeira caminhada que ajudou a organizar desde que assumiu a coordenadoria da Cultura, Turismo e Desporto, há dois anos. “Foi uma experiência muito bacana”, comentou.

O coordenador também relatou que o município tem recebido grupos de cicloturismo que, de maneira informal, se reúnem para explorarem as paisagens do interior. Agora, com o aumento da demanda turística, Mariana Pimentel tem o desafio de melhor estruturar as rotas de visitação, explicou Tormen.

Foto: Prefeitura Mariana Pimentel

RELACIONADAS