Uma operação realizada na última terça-feira (27) resultou no resgate de diversos animais vítimas de maus-tratos em Sertão Santana, na Região Centro-Sul do Rio Grande do Sul. O homem responsável pelos animais e alvo das investigações fugiu do flagrante.
O caso foi descoberto por meio de uma denúncia encaminhada à Vigilância Sanitária Municipal. Após receber a queixa, e devido a ausência de um fiscal ambiental no município, o órgão acionou a Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram), que se deslocou até a cidade para averiguar a situação. A ação contou com o apoio da Vigilância Sanitária, Fiscalização Municipal e Inspetoria Veterinária de Sertão Santana.
Chegando ao local indicado, os agentes constataram a situação de maus-tratos. Foram resgatados 30 cachorros – causa da denúncia –, 5 javalis adultos e 24 pássaros silvestres e exóticos em gaiolas.
O dono da propriedade onde ocorreu a operação foi conduzido à Delegacia de Polícia de Barra do Ribeiro. Após prestar esclarecimentos, ele foi liberado.
O proprietário dos animais fugiu, escapando do flagrante.
A partir de agora, a denúncia será objeto de inquérito policial. O delegado responsável pelo caso ainda poderá representar pela prisão preventiva do suspeito.
Os cachorros foram resgatados pela Associação das Protetoras de Animais de Sertão Santana, enquanto os demais animais recolhidos e enviados para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).