Adiles Vilmar Rennhak morador de Sertão Santana hoje além de ser mecânico de bicicletas também fabrica implementos
O Portal Clicr esteve conversando com uma das pessoas que exerce por muitos anos um mesmo segmento de trabalho, no caso dessa matéria trata-se do amigo Adiles Rennhak
Em nossa conversa o simpático senhor hoje com 81 anos, nos relatou ser natural de Sertão Santana antigamente Guaíba, mas nasceu e morou inicialmente na localidade de Dobrada.
No início, o nosso entrevistado lembra que trabalhou em muitos tipos de serviço de lavoura, destacou dentre as muitas atividades que desenvolvia, o plantio de arroz.
“Aos doze anos perdi minha mãe, então a partir dai tive que me virar…” lembrou Adiles.
Dentre as muitas lembranças de trabalho, Adiles fez questão de reforçar que seu pai tinha uma trilhadeira de arroz, então na época certa ele e o pai trilhavam arroz em muitas localidade da região a qual era contratado, contudo Rennhak relatou que só ganhava para se manter.
Já com aproximadamente 18 anos mais ou menos, decidiu apostar em consertos de bicicletas, iniciou suas atividades onde hoje esta localizada a Oficina do Sérgio, na Rua Julio Rosenau, também lembrou que além da bicicleta também começou a arrumar “Lambretas”.
E como o meio de locomoção mais em conta na época era a bicicleta e a Lambreta, Adiles não dava conta de arrumar os muitos serviços que começavam a aparecer, pois era o único na região, lembrou que tinha muitos clientes de Barão do Triunfo, Mariana Pimentel, e de outras regiões distantes do seu endereço.
“Até hoje ainda trabalho arrumando bicicletas, bem menos que antes, pois agora é tudo com meu filho o Fabiano, claro que sempre que ele tem uma dúvida oriento ele da melhor forma…” comentou.
O serviço era sempre bem feito como os de hoje, só que na época além de conquistar o cliente o mesmo o indicava para seus amigos, pois confiava no trabalho de Adiles, que fez questão de lembrar também que a bicicleta chegou a ser um transportes mais usados, e caro. Hoje tem bastante bicicletas circulando por ai, mas muito menos que antes, e outro detalhe importante foi que as oficinas de bicicletas também foram surgindo e após alguns anos diminuindo.
“A entrega da bicicleta dependendo do problema, eu tinha que entregar de uma semana para outra, pois as vezes tinha que ir a Porto Alegre comprar peças…” lembrou Adiles.
Além de concertar bicicletas, Adiles também vendia, tinha borracharia, trabalhava com ferramentas tendo já feitos inúmeros reboques para toda região.
Também lembrou que alguns anos atrás, foi sócio de um Posto de Combustível junto com Arthur Rosenau (in memoriam), onde hoje esta localizado o Posto Toebke quase em frente ao STR, algum tempo depois vendeu sua parte ficando somente coma oficina.
Plataforma
Engana-se quem pensa que nosso amigo de 81 anos está só dando dicas ou administrando sua oficina, Rennhak não perdeu o brilho e nem a habilidade com as ferramentas, esta semana deixou pronto uma “Plataforma” de 2,20m de comprimento por 1m largura, e a altura pode variar conforme o cliente desejar, engenhosidade sua, que serve para carregar gado, animais, lenha, sacos de adubos, essa já é a terceira plataforma que também já esta encomendada. E deverá iniciar a montagem de outra mais adiante.
Nosso entrevistado destacou que atua em sua Oficina localizada na rua Julio Rosenau número 102 a uns 100m do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, junto com ele trabalha dois filhos, Fabiano que atua arrumando bicicletas e motosserras e Guilherme que vem se destacando com a fabricação de modelos de churrasqueiras. Informações: (51) 997-880-276.