17.4 C
Cerro Grande do Sul
sábado, novembro 23, 2024

Saiba como surgiu o Dia das Crianças

O Dia das Crianças é comemorado anualmente em 12 de outubro no Brasil.

Esta data celebra os direitos das crianças e adolescentes, ajudando a conscientizar as pessoas (os pais, em especial) sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida.

O Dia das Crianças coincide com o dia de Nossa Senhora de Aparecida, que é feriado no país. Tradicionalmente, os adultos costumam oferecer presentes ou proporcionar atividades especiais e de entretenimento aos mais jovens para comemorar esta data.

Imagem: freepik

Origem do Dia das Crianças

“O Dia das Crianças é uma data comemorada em diferentes países. De acordo com a história e o significado da comemoração, cada país escolhe uma determinada data e certos tipos de celebração para lembrar de seus menores. Ao mesmo tempo, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) convencionou o dia 20 de novembro para se comemorar o dia das crianças.

 

A escolha desta data se deu porque nesse mesmo dia, no ano de 1959, o UNICEF oficializou a Declaração dos Direitos da Criança. Nesse documento, se estabeleceu uma série de direitos válidos a todas as crianças do mundo como alimentação, amor e educação. No caso brasileiro, a tentativa de se padronizar uma data para as crianças aconteceu algumas décadas antes.

 

Em 1923, a cidade do Rio de Janeiro, então capital do Brasil, sediou o 3º Congresso Sul-Americano da Criança. No ano seguinte, aproveitando a recente realização do evento, o deputado federal Galdino do Valle Filho elaborou o projeto de lei que estabelecia essa nova data comemorativa. No dia 5 de novembro de 1924, o decreto nº 4867, instituiu 12 de outubro como data oficial para comemoração do Dia das Crianças.

 

Entretanto, a data não se tornou uma unanimidade imediata. Somente em 1955, a data começou a ser celebrada a partir de uma campanha de marketing elaborada por uma indústria de brinquedos chamada Estrela fez uma promoção com a Johnson & Johnson, onde primeiramente, Eber Alfred Goldberg, diretor comercial da empresa, lançou a chamada “Semana do Bebê Robusto”. O sucesso da campanha logo atraiu a atenção de outros empresários ligados à indústria de brinquedos.

 

Com isso, lançaram uma campanha publicitária promovendo a “Semana da Criança” com o objetivo de alavancar as vendas. Os bons resultados fizeram com que esse mesmo grupo de empresários revitalizassem a comemoração do “12 de outubro” criado pelo deputado Galdino.

A ideia de criar um dia em homenagem aos pequenos partiu do deputado federal Galdino do Valle Filho (1879-1961), autor do projeto de lei que instituiu o 12 de outubro como o Dia das Crianças

 

Estes são os princípios da Declaração:

As crianças, sem distinção ou discriminação, devem ter todos os seus direitos garantidos;

Deve-se proporcionar às crianças proteção social e oportunidades que lhes auxiliem no desenvolvimento;

É direito da criança receber um nome e nacionalidade;

Tanto a criança quanto a mãe devem receber cuidados pré e pós-natais;

Crianças com necessidades especiais terão direito a tratamento, educação e cuidados necessários;

A criança deve receber amor e compreensão para o desenvolvimento de sua personalidade;

Direito à educação para capacitação, sendo gratuita, pelo menos, nos anos iniciais;

Crianças devem ser os primeiros indivíduos a receber socorro;

Garantia de proteção em situações de negligência, crueldade e exploração;

Proteção em situações de discriminação, seja por raça, religião ou de outra natureza.

Em alguns países, como Portugal, por exemplo, as crianças são homenageadas em 1º de junho, data conhecida como Dia Internacional da Criança.

 

Informações: Rainer Sousa / Graduado em História

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS