O processo de coleta de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que começou no dia 1º de agosto de 2022, termina no próximo dia 25 de janeiro. Inicialmente, a pesquisa estava prevista para encerrar em dezembro de 2022, no entanto, o prazo foi prorrogado devido à falta de recenseadores e à recusa de cidadãos em responder os blocos de perguntas.
Conforme levantamento preliminar do IBGE, 47 municípios do Rio Grande do Sul apresentaram redução populacional e deverão enfrentar perdas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) este ano. A Decisão Normativa foi publicada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no dia 28 de dezembro de 2022.
A contagem da população é um dos critérios utilizados pelo TCU para realizar o cálculo de distribuição do FPM, bem como outros repasses constitucionais, que também consideram indicadores econômicos e sociodemográficos.
Lei Complementar
Em 2019, foi aprovada a Lei Complementar nº 165, que congelou os coeficientes de repartição do fundo até que um novo Censo Demográfico fosse realizado no país. A expectativa era de que o TCU mantivesse o congelamento das perdas nas receitas até a divulgação do resultado final do Censo 2022, contudo, as reduções devem ocorrer ainda neste mês.
Segundo a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), os municípios com queda no coeficiente poderão contestar a decisão até esta sexta-feira (6).
Veja quais são as cidades com queda no número de habitantes:
- Agudo
- Bagé
- Barra do Ribeiro
- Barros Cassal
- Cachoeira do Sul
- Candelária
- Canguçu
- Carazinho
- Carlos Barbosa
- Cerro Grande do Sul
- Charqueadas
- Crissiumal
- Cruz Alta
- Dois Irmãos
- Dom Feliciano
- Dom Pedrito
- Encruzilhada do Sul
- Estância Velha
- Esteio
- Fontoura Xavier
- Giruá
- Guaíba
- Igrejinha
- Itaqui
- Ivoti
- Panambi
- Portão
- Porto Xavier
- Redentora
- Rio Pardo
- Ronda Alta
- Rosário do Sul
- São Borja
- São Gabriel
- São Jerônimo
- São Lourenço do Sul
- São Sepé
- Sarandi
- Serafina Corrêa
- Sinimbu
- Soledade
- Tapes
- Tupanciretã
- Uruguaiana
- Vale do Sol
- Venâncio Aires
- Xangri-lá