A Microsoft está ficando louca. A gigante de Redmond mostrou que está disposta a fazer o que for preciso para comprar alguns dos maiores estúdios de desenvolvimento de jogos da atualidade, e isso mostra um quadro difícil para a Sony. A empresa japonesa está ciente disso e, portanto, não nos surpreende que seu CFO, Hiroki Totoki, tenha confirmado um investimento de 5.240 milhões de dólares para comprar novos estúdios de desenvolvimento de videogames.
Isso me parece uma jogada muito sábia por parte da Sony, porque no final das contas uma parte importante do sucesso ou fracasso de um console se deve aos seus jogos exclusivos. Ano passado a Sony comprou a Bungie por 3.
milhões de dólares, então se somarmos 5.240 milhões de dólares que terão um orçamento para novas compras encontramos um valor de 8.720 milhões de dólares, uma cifra que impressiona por si só, mas contextualizado com os números que a Microsoft manipula é “insignificante”.
La compra de Bethesda por parte de Microsoft en 2020 se saldó por un total de 7.500 millones de dólares, pero si nos centramos en la adquisición de Activision Blizzard vemos que el importe de esa operación es de 68 .700 milhões de dólares. Que a Microsoft possa investir esse dinheiro nesta operação, e que a Sony tenha investido 8.720 milhões de dólares em várias operações de compra, nos mostra claramente que ambas as empresas estão jogando em muito ligas diferentes.
Se você está se perguntando o que exatamente a Sony poderia comprar com esses 5,100 milhões de dólares, não se preocupe, estamos não vai deixar você com dúvida. Una de las operaciones más importantes que podría llevar a cabo Sony sería la compra de Square Enix, que tiene una capitalización de mercado de unos 5.000 milhões de dólares. A verdade é que seria uma operação que faria muito sentido, já que a Sony conseguiria um interessante catálogo de IPs, entre as quais se destaca sem dúvida a franquia Final Fantasy.
Por outro lado, esta informação nos permite ler algo muito interessante nas entrelinhas se lhe dermos o contexto adequado. Quando a Microsoft comprou a Bethesda, a Sony pensou rapidamente em comprar a Bungie. Ahora, cuando la operación de compra de Activision Blizzard todavía está pendiente de aprobación, la compañía japonesa ha anunciado esa inversión de 5.100 milhões de dólares. Parece que a Sony já assumiu que a Microsoft vai se safar , e que prepara uma resposta com a compra de novos estúdios.
A entrada Sony vai investir 5.100 milhões de dólares em novos estudos, e é um número “insignificante” foi publicado pela primeira vez em Muito Computador.