O ChatGPT tornou a inteligência artificial mais mainstream do que nunca, tanto que o próprio uso da inteligência artificial pode se estender aos cantos mais inesperados. Diante de grandes corporações que por vezes monopolizam demais o protagonismo, não custa repetir os planos da DuckDuckGo de implementar respostas geradas por inteligência artificial em seu buscador.
DuckDuckGo não precisa de introdução neste ponto, pois é o mecanismo de busca alternativo mais popular que existe. Desde a sua criação e em resposta ao Google, a privacidade tem sido um dos seus principais valores, no entanto, nos últimos tempos tem feito vários movimentos que lhe custaram críticas tanto dos seus utilizadores como dos mais ferrenhos defensores da privacidade.privacidade.
Continuando a implementação de respostas geradas por IA, o recurso será introduzido por meio de uma nova ferramenta chamada DuckAssist, que será dedicada a extrair e resumir automaticamente um resposta retirada de artigos da Wikipédia. No momento, o DuckAssist está disponível apenas na versão beta do navegador e por meio de aplicativos móveis. Gabriel Weinberg, fundador e CEO da DuckDuckGo, explicou que a ferramenta será introduzida na versão web se os testes no ambiente atual correrem bem.
Quando o usuário insere uma consulta por meio do DuckAssist, a ferramenta avisa que pode verificar se a Wikipédia possui informações relevantes a respeito. Após clicar no botão “Perguntar”, o usuário receberá uma resposta gerada pela inteligência artificial que pode não ser exata ou não corresponder, pois, como reconheceu Weinberg, a ferramenta tem um limite para a quantidade de informações que já consegue resumir. Às vezes, é a própria Wikipedia que não contém informações corretas. Obviamente, a abordagem atual do DuckAssist reduz as chances de inventar respostas com base em dados que não estão presentes na Wikipedia.
No entanto, o uso de inteligência artificial não é apenas um avanço tecnológico, mas também uma questão que levanta questões éticas que incluem aspectos como privacidade e até questões legais. O DuckAssist é baseado em modelos de linguagem da OpenAI, a empresa por trás do popular ChatGPT, e da Anthropic, que é apoiada pelo Google. Aqui, Gabriel Weinberg se apresentou para dizer que DuckAssist não compartilhará dados com OpenAI ou Anthropic e que nenhuma das empresas usará perguntas anônimas para treinar seus modelos .
DuckDuckGo usando a rede de anúncios da Microsoft.
2023Neste ponto, vale lembrar que o DuckDuckGo conta com a rede de anúncios da Microsoft e poucos ou nenhum o criticaram por isso, já que o mecanismo de busca apenas usa a rede de anúncios da gigante de Redmond como mecanismo de resposta aos termos de pesquisa inseridos pelos usuários sem rastreamento ou perfis, para os quais não é necessário estar cadastrado no site.
Por enquanto, o DuckAssist não pretende fazer nada complexo e se limitaria, se pudesse, a oferecer respostas bastante simples às perguntas dos usuários. Também é mais provável que seja acionado se o usuário adicionar a palavra ‘wiki’ à pergunta e responderá automaticamente se a mesma pergunta tiver sido inserida antes.
A entrada DuckDuckGo cria DuckAssist, um mecanismo de resposta de inteligência artificial foi publicado pela primeira vez no CLICR.