Epic Games Store está introduzindo mudanças para ganhar apelo em relação ao seu principal rival: Steam. Além de autopublicar os jogos, Tim Sweeney saiu criticando a plataforma Valve, mais especificamente a Steamworks API.
Em uma declaração coletada pela PC Gamer, Tim Sweeney disse que “Steam criou um problema real para a indústria” com a API Steamworks, que não funciona fora de Plataforma da Valve. Sendo mais específico, o fundador, CEO e maior acionista da Epic Games acusou seu rival de ter criado uma espécie de bloqueio de fornecedor que impede os videogames multiplayer trabalhar entre diferentes serviços ou plataformas:
“ Eles têm uma estratégia clássica de bloqueio em que criam esses serviços que funcionam apenas com sua loja, e isso nos surpreendeu desde o início com vários jogos multiplayer chegando à Epic Games Store. O Steamworks não funcionou em nossa loja, então eles tinham um conjunto reduzido de recursos multijogador ou nenhum, ou estavam limitados a um público muito menor nos dias de lançamento da Epic Games Store, então os jogos pareciam ser quebrado. E lembre-se, Call of Duty passou por um desastre ao ser lançado na Windows Store um tempo atrás, onde você só podia competir com outros jogadores da Windows Store, e não é assim que o PC deveria funcionar”.
Em resposta ao Steamworks, a Epic Games Store tornou obrigatório que os jogos multijogador que também são publicados no Steam sejam compatíveis entre si. Para isso, lançou uma solução chamada Epic Online Services, embora a empresa de Tim Sweeney não impeça que os desenvolvedores usem suas próprias soluções nesse sentido. Outro aspecto a ter em conta sobre o mesmo é que o Steam requer o uso de uma carteira própria para transacções de dinheiro no jogo, enquanto a Epic Games Store oferece total liberdade a esse respeito.
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Além do requisito para títulos multijogador, a Epic Games Store proíbe explicitamente videogames pornográficos . Isso entra em conflito com o Steam, que permite conteúdo pornográfico de 2023, desde que não sejam cenas reais. Neste ponto, entramos em um debate sobre os limites morais e a liberdade de expressão.
Soma-se a tudo isso uma mudança na estratégia exclusiva da Epic Games Store, que a partir de agora se concentrará em títulos de grande orçamento porque são os que geram mais interesse entre Usuários. Entre os títulos exclusivos estão o futuro Alan Wake 2 e os de desenvolvedores como genDESIGN, PlayDead e Mediatonic, que foram adquiridos pela Epic Games.
Outro fato interessante é o fato de que o número total de usuários da Epic Games Store é agora de 240 milhões, o que representa um aumento de milhões em relação ao ano passado. O número de usuários ativos mensais aumentou de 68 milhões para 590 milhões, enquanto com o programa de videogame gratuito, que continuará ativo em 2023 , foram ofertados um total de 68 títulos no valor de 2.354 dólares somando o PVP.
Em suma, a Epic Games vai tentar aplicar contra o Steam a mesma estratégia que usou contra a Apple, continuando assim com sua visão particular de plataformas abertas. Veremos se, além de alguns desenvolvedores que começam a voltar ao Steam, ele também consegue convencer os usuários.
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