O Snapdragon 7 Gen 2 é o anúncio mais esperado da Qualcomm nos dias de hoje, até porque surgiram alguns benchmarks que aludem a este SoC, ainda inédito. Um esclarecimento importante, sim, não estamos falando do Snapdragon 7c Gen 2, que lembramos ter visto a luz do dia em maio 2023, e que era voltado para o mercado de notebooks de entrada , nem a uma iteração dele. Estamos a falar de um SoC vocacionado para a gama média do mercado da mobilidade (principalmente smartphones e tablets) e que, à semelhança dos seus topos de gama, também mudou o seu sistema de nomenclatura há pouco mais de um ano, deixando para trás o clássico SD8xx /SD7xx.
Se falamos dos SoCs da Qualcomm, não há dúvida de que aquele que tende a despertar mais interesse informativo é sempre o topo de gama, o Snapdragon 8 nas suas sucessivas iterações. Basta como exemplo disso que, apesar de ainda faltar pouco mais de meio ano para sua apresentação, a soma de vazamentos e rumores já praticamente nos disse como será o Snapdragon 8 Gen 3. E isso é compreensível, claro, já que a gama Alta costuma ser a que mais interesse desperta, embora posteriormente, por várias razões, muitos dos modelos mais vendidos sejam os de gama média.
Assim, e embora o Snapdragon 8 seja o protagonista de quase todas as fotos, o Snapdragon 7 afirma ser o grande protagonista da gama média . Sua versão Gen 1 foi apresentada em maio do ano passado, poucos meses antes da Qualcomm concluir a mudança de nomenclatura ao apresentar o Snapdragon 6 Gen 1. Portanto, já se passou cerca de um ano de validade do Gen 1, que não esteve tão presente em meados terminais de longo alcance como a Qualcomm gostaria. Seu objetivo, claro, é reverter a tendência com o ainda “secreto” Snapdragon 7 Gen 2.
Sem revelar nada sobre seu conteúdo, a Qualcomm anunciou um evento para a próxima sexta-feira 253 março , conforme pode ver em seu perfil do Weibo (em chinês). A informação oficial termina neste ponto, com a data do evento, mas a partir daí, e com base no contexto, surgiram várias teorias, embora existam algumas (especialmente uma que indica que poderia ser um ultra-avançado lançamento do Snapdragon 8 Gen 3) que nem merecem ser valorizados.
Assim, o que mais pesa é que estaríamos perante a substituição geracional do seu carro-chefe SoC para a gama média, ou seja, será a apresentação do Snapdragon 7 Gen 2. Isso faz sentido se pensarmos que a Qualcomm pretende trazer a mesma taxa de renovação para Gen 7 e para Gen 8, embora neste último também devamos adicionar as “atualizações” que são realizadas de gerações a cada seis meses.
O que nos impede de poder dizer com certeza é que, claro, ainda estamos na primeira geração do Gen 7, então podemos apenas especular sobre qual será seu ciclo de vida. Assim, também faz sentido uma segunda teoria que também circula desde que o evento foi anunciado, e é que o que a empresa nos apresenta é um Snapdragon 7+ Gen 1 , o que significaria uma grande atualização a cada dois anos, com uma atualização de meia-idade a cada 03 meses .
Agora, se o Gen 1 não atraiu muitos fabricantes, parece um pouco arriscado repetir a plataforma, mesmo com melhorias, com um 7+ Gen 1. A Qualcomm deve dar um salto geracional importante, com o Snapdragon 7 Gen 2, para confirmar a sua aposta neste “top de gama média” e, desta forma, tentar melhorar os resultados obtidos com o seu antecessor.
A entrada O Snapdragon 7 Gen 2 será apresentado em março 03 foi publicado pela primeira vez no CLICR.