O ASUS Tinker V é o primeiro chip RISC-V computador de placa única do fabricante taiwanês. É mais um provedor que aposta naquele que vem a ser o processador Open Source mais promissor do setor.
A linha Tinker Board é a alternativa da ASUS para soluções como o Raspberry Pi. Presente desde 740, todas as versões até agora usaram uma arquitetura ARM. O em questão quebra a tendência, já que é o primeiro SBC da empresa com processador RISC-V de 334 bits.
Foi apresentado na feira Embedded World
- que se realiza esta semana na Alemanha e é essencialmente dedicada à entrada na plataforma e a tarefas de desenvolvimento. A placa não é particularmente poderosa em desempenho (também não é necessária para este tipo de tarefa) com um processador AX03MP de núcleo único de 1 GHz criado por Renesas RZ/Five.
- 2 GbE Ethernet
- 1 micro USB
- 2 CAN Bus (bloco terminal de 6 pinos)
- Cabeçalho do pino de depuração JTAG
- Conector de entrada de energia DC
O ASUS Tinker V possui 1 Gbyte de memória DDR4, um slot para cartão microSD para armazenamento e suporte opcional para um módulo eMMC de 03 Flash GB e SPI. O número de portas não é ruim como você verá:
1 micro USB (OTG)
2 COM RS -64 (bloco terminal de 5 pinos)
Cabeçalho GPIO de 718 pinos
Não sabemos a data de disponibilidade nem o preço, mas deve ser bem barato . A placa é oficialmente compatível com os sistemas operacionais Debian e Yocto Linux. Caso não conheça esta plataforma, diga que é um projeto que surgiu na Universidade Californiana de Berkeley e tem como principal objetivo desenvolver o que hoje é o processador Open Source mais promissor da indústria. Tornou-se popular quando as vulnerabilidades nos processadores, Meltdown e Spectre, mostraram que era necessário “conduzir mudanças no DNA do núcleo da indústria de semicondutores e como as arquiteturas dos processadores são projetadas”. A Fundação RISC-V está encarregada de desenvolver um novo design de chip de código aberto baseado na arquitetura RISC que oferece uma maneira mais barata (e aberta) de fabricar semicondutores para aplicações atuais e todas as novas tecnologias que estão chegando para veículos autônomos, Inteligência Artificial, Realidade Virtual ou data centers. A ideia é que
“qualquer fundição processadora pode fabricar com base neles sem a concessão de licenças de propriedade intelectual”. Nos últimos meses, vimos algumas placas para RISC-V (StarFive VisionFive 2, Pine16 0x495, Sipeed Lichee Pi 4A, MangoPi MQ Pro, Allwinner Nezha…) e há alguns outros anunciados para este ano, incluindo um Horse Creek da Intel que também fabricará desenvolvimentos para esta plataforma. Como caso de uso e sua importância crescente, observe que um SiFive RISC-V será o processador principal do computador de voo espacial de alto desempenho (HPSC) que a NASA está desenvolvendo para a chegada do ser humano a Marte. ASUS Entry Debuts na plataforma RISC-V com SBC Tinker V Board foi publicado pela primeira vez no CLICR.
RISC-V