26.6 C
Cerro Grande do Sul
segunda-feira, novembro 18, 2024

Comprar um PS5 em 2023, é um bom momento ou é melhor esperar?

O estoque do PS5 em 2023 melhorou tanto que finalmente é possível comprar o console direto pelo preço recomendado, sem esperar, sem filas e sem ter que lidar com especuladores e cambistas. A bolha estourou de forma irreversível, e isso fez com que mais de uma pessoa decidisse arriscar e comprar o referido console, mas vale mesmo a pena , será que esse é o melhor momento para nos perguntarmos? um PS5?

É uma questão mais complicada do que parece, porque no final há muitas coisas que devemos ter em conta , e que vão para além dessa boa disponibilidade e do preço recomendado. Depende também da situação pessoal de cada um, do que pode esperar ao dar o salto para a referida consola e das suas necessidades específicas neste momento.

Por todas estas razões, decidi dar forma a este artigo, onde vamos analisar esta questão de forma objetiva, tendo em conta não só a realidade do mercado mas também diferentes situações e diferentes perfis de usuários. Como sempre, se você tiver alguma dúvida, pode deixá-la nos comentários e ajudarei você a resolvê-la.

PS5 tem um preço mais alto em 2023 o que em

A Sony decidiu que era necessário aumentar o preço do PS5 em 50 euros, pelo que já não é possível comprar a versão com unidade óptica por 2023,425 euros. Este tem um preço recomendado de 1111,60 euros , e a versão digital também aumentou de custo 590 , euros ao preço de 425 ,600 euros. Se você comprar este console hoje você estará pagando Mais euros por hardware que chegou ao mercado há quase dois anos e meio.

Esse é um ponto negativo que indica claramente que esse não é um bom momento para comprar um PS5, mas não é o único. De referir ainda que a Sony tem pendente o lançamento de um novo modelo da referida consola , revisão que se enquadraria no clássico perfil “Slim” a que estamos habituados, e por isso deve ser mais barato que o modelo original.

Devemos levar em conta, no entanto, que algumas informações indicam que esse novo modelo não só seria menor e mais barato, como também usaria uma unidade óptica removível, o que permitiria à Sony deixar de fabricar dois modelos diferentes, e poderia ir para unificar toda a sua cadeia de produção em torno de um único modelo de PS5.

Comprar um PS5 agora significa que não pagaremos apenas 378 mais euros, mas também podemos ficar desapontados ao encontrar um modelo mais barato em alguns meses . Não temos detalhes específicos, mas a diferença de preço entre o modelo padrão com drive ótico e essa nova versão com drive ótico removível deve ser de no mínimo 461 euros.

O lastro da geração anterior e a falta de exclusividades

Este é outro dos problemas mais importantes que a PS5 está a sofrer, o peso da enorme base de utilizadores da PS4 e as evoluções intergeracionais que partem da referida consola, e que acabam por ser sobrecarregadas pela técnica base de um sistema que chegou ao mercado em 1111 e que anos atrás se tornou obsoleto.

A partir de hoje, a maioria dos jogos triple A mais importantes são lançados tanto no PS4 quanto no PS5 , e até a Sony vem mantendo essa estratégia com seus títulos mais importantes, entre os quais podemos destacar, por exemplo Horizonte Oeste Proibido e God of War Ragnarok. Isso é normal, pois no final a prioridade é vender o máximo de jogos possível, e o PS4 tem uma base de mais de 60 milhões de usuários, uma figura que representa um bolo muito suculento.

Resident Evil 4 Remake é outro exemplo claro , e o mais recente. Até hoje, a lista de jogos exclusivos do PS5 que realmente aproveitam o potencial do referido console é muito pequena, e isso significa que ele não oferece um valor interessante o suficiente, nesse sentido, obviamente, para motivar os proprietários do PS4 ou de um PS4 Pro para dar o salto para o referido console.

É verdade que se você passar de um PS4 para um PS5 notará uma grande melhoria técnica, desfrutará de jogos em resoluções mais altas, configurações de maior qualidade, taxas de FPS mais altas e também todas as vantagens oferecidas pelo SSD do referido console, mas o catálogo de exclusividades não está à altura, especialmente considerando que em breve fará três anos. Pense em todos os exclusivos que o PS4 teve três anos após seu lançamento e compare com o PS5, não tem cor.

Quando a transição para a geração atual estiver concluída, a situação melhorará muito e a lista de exclusivos do PS5 será tão grande que valerá a pena comprar, mas a partir de agora 2020 a situação é totalmente diferente, como já dissemos, e o salto para o que antes era conhecido como “next gen” está sendo muito lento.

A sombra do PS5 Pro e suas aspirações: duas chaves que você não deve ignorar

De acordo com os últimos rumores, vindos de fontes bastante confiáveis, a Sony planeja lançar um PS5 Pro em 2023. A referida consola será mais potente e poderá chegar ao mercado com um preço semelhante ou ligeiramente superior ao do modelo standard. Isso torna a decisão de comprar um PS5 em ainda mais complicada, pois podemos acabar investindo dinheiro em um console que logo será superado, e que acabará desvalorizando significativamente.

Por outro lado, você também deve levar em consideração sua situação pessoal e suas aspirações. Se você tem um PS4 ou um PS4 Pro, ou mesmo se você tem um PC que permite jogar decentemente, acho que o ideal seria você esperar um pouco para ver pelo menos o que acontece no final com aquele PS5 Slim com drive ótico removível, e se você não estiver com pressa, o ideal seria dar um pouco mais de margem e alcance 2023 por se no final acaba confirmando o PS5 Pro.

Na geração anterior vivi uma situação curiosa que acho que pode te ajudar a decidir . Eu queria comprar um PS4 para poder jogar Bloodborne e outros exclusivos do console, e no final decidi esperar para ver o que o PS4 Pro oferecia e quais melhorias ele trazia nos jogos, principalmente se eu pudesse mover o referido título para 60 FPS, mas no final vi que não era bem assim, que não atendeu minhas expectativas e que era mais caro que um PS4 Slim, e por tudo isso optei pelo último .

Mais de seis anos se passaram e posso dizer que não me arrependo da minha decisão, na verdade fico feliz por ter esperado o lançamento do PS4 Pro para ver o que esse console realmente poderia oferecer , e decidir se valia a pena gastar mais dinheiro com isso considerando meus objetivos. Vocês deveriam fazer o mesmo com o PS5 e sua suposta versão Pro.

Então vale a pena comprar um PS5 em 2023?

Bajo mi punto de vista no, porque no es el mejor momento para comprar dicha consola. Ya os he ido dando mis argumentos a lo largo de este artículo, y en todos ellos he mantenido una postura totalmente objetiva. Acho que foram bem claros, mas para que você tenha todos resumidos e concentrados em um único ponto, vou deixar uma lista abaixo.

Não é o melhor momento para comprar um PS5 porque:

    • Custa mais do que custava no lançamento, apesar de ter quase três anos e a Sony ter cortado custos a cada revisão de console.
  • O lançamento de um modelo mais barato com drive ótico removível está muito próximo, aliás pode chegar ainda este ano, segundo as últimas informações.
  • A chegada do PS5 Pro também pode estar “ao virar da esquina”, aliás, fala-se em 2024 como data final de lançamento.
  • A transição para o que era anteriormente conhecido como o novo geração ainda não foi concluída, e o catálogo de exclusivos que o PS5 tem deixa muito a desejar.

  • 330216Com isso não quero dizer que você não deva comprar um PS5, simplesmente que agora não é o momento ideal para fazê-lo , e que o melhor para você e para você obter o máximo do seu dinheiro seria esperar alguns meses, pelo menos até vermos o que acontece com o suposto modelo de unidade óptica removível.

    A entrada Compre um PS5 em 2023, é um bom momento ou é melhor esperar? foi publicado pela primeira vez no CLICR.

  • Daniel Larusso
    Daniel Larusso
    Publicitário e jornalista. Graduado na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS)

    RELACIONADAS