O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Cerro Grande do Sul, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu, na última quarta-feira (29), a 6ª Conferência Municipal de Saúde do município, com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã Vai Ser Outro Dia”. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores e contou com a presença de aproximadamente 70 pessoas.
Conforme a organização, as conferências, que são realizadas a cada quatro anos, dispõe de um espaço construtivo, onde ocorrem debates sobre o fortalecimento e aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS).
“São importantes espaços de participação popular para a construção das políticas públicas do SUS, assim como para reafirmar a importância da democracia e da saúde como direito resguardado por lei. Esse é o momento de avaliar a situação de saúde do povo brasileiro, elaborando propostas que atendam às necessidades de saúde da população”, afirma o conselho.
Conforme a presidente do CMS, Jéssica Tejada, o evento possui grande importância para o município, uma vez que a ocasião é destinada ao debate e avaliação da situação da saúde no âmbito municipal e nacional.
“É interessante também que as pessoas saibam da existência e entendam a importância do Conselho Municipal de Saúde. Esse é um órgão fiscalizador que controla se as políticas de saúde estão sendo colocadas em prática no município”, disse Jéssica.
A participação no CMS é aberta para toda comunidade. Os interessados em fazer parte do conselho devem entrar em contato com a Secretaria de Saúde.