A Prefeitura de Cerro Grande do Sul divulgou, na tarde desta quarta-feira (12), uma nota informando as medidas de segurança que serão implantadas nas instituições de ensino do município, com o objetivo de evitar ataques contra as comunidades escolares.
As ações foram aprovadas durante reunião na manhã de hoje entre o prefeito municipal, Gilmar João Alba, secretários da Administração, Educação e Obras, procuradoria e assessoria jurídica, diretores, coordenadores e Brigada Militar (BM). São elas:
- A BM intensificará monitoramento junto às escolas;
- A partir de segunda feira (17) as escolas contarão com seguranças portando detectores de metais;
- A prefeitura, em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), disponibilizará uma série de ações institucionais no sentido de orientar professores, pais e alunos para identificar comportamentos antissociais.
A prefeitura ainda afirmou ser solidária com a preocupação das famílias a respeito da segurança das crianças e jovens e informou que continuará trabalhando para garantir a proteção dos mesmos.
Confira a nota na íntegra:
“A Prefeitura de Cerro Grande do Sul declara ser solidária com a preocupação das famílias sul-cerro-grandenses a respeito da segurança nas escolas, debate ampliado nesta manhã reunindo o Prefeito Municipal, Secretários da Administração, Educação, Obras, Procuradoria e Assessoria Jurídica, Diretores, Coordenadores e Brigada Militar. A segurança sempre está presente nas nossas ações e políticas públicas, pois acreditamos ser fundamental para todos e para garanti-la foram definidas uma série de ações que visam prevenir atos hostis nas escolas.
Medidas imediatas
- Brigada Militar conta com policiamento 24h por dia e deverá intensificar monitoramento junto às Escolas;
- A partir de segunda feira, 17/04/2023, as Escolas durante o horário de funcionamento contarão com Seguranças portando inclusive detectores de metais;
- Na sequência, em conjunto com a SMEC deveremos disponibilizar uma série de ações institucionais no sentido de orientações a professores, pais e alunos para podermos identificar comportamentos antissociais.
A Brigada Militar disponibiliza o contato telefônico/Whats 51.99605-0023 para qualquer emergência ou caso suspeito.
Por fim, esta Administração enfatiza que as conversações não vão parar e é necessário que assim seja. Continuaremos trabalhando juntos para garantir a segurança das nossas crianças e jovens. Não mediremos esforços para isso.”