21.7 C
Cerro Grande do Sul
terça-feira, novembro 26, 2024

Cachorros resgatados em Cerro Grande do Sul passam bem

Os oito cachorros resgatados na última semana em Cerro Grande do Sul, no sul do Estado, estão respondendo bem aos tratamentos e logo devem ser encaminhados para lares adotivos e temporários. Os animais foram encontrados na manhã de quinta-feira (27), em estado de desnutrição, com costelas aparentes e corpo debilitado. Na ocasião, o tutor dos cães foi preso. Ele deve responder por maus-tratos.

A ação que resultou no resgate dos animais ocorreu após a Polícia Civil receber uma denúncia anônima. Depois de averiguar a informação e constatar que a mesma era legítima, a polícia acionou a Associação Amigos dos Animais (AADA) e solicitou que a mesma buscasse os cachorros.

O chamado foi atendido pela suplente da AADA, Julia Oliveira, e pela vice-presidente, Monize Tejada, que retiraram os cães da propriedade denunciada. Segundo Julia, os bichos foram encontrados em local insalubre e estavam muito debilitados.

– O primeiro cachorro que eu peguei no colo não tinha força pra ficar em pé – disse.

Foto: Imiliane Baz/Portal ClicR

Após o resgate

De acordo com a presidente da associação, Marcia Oliveira, o grupo foi pego de surpresa, visto que o mesmo não estava preparado para receber um grande número de animais de uma única vez. Este foi o maior resgate realizado pela AADA até o momento.

No entanto, apesar do susto, tudo correu bem. Conforme relatou a presidente, diversas pessoas se sensibilizaram com o caso e procuraram a organização para ajudar, contribuindo assim para o sucesso do resgate.

A AADA, criada em outubro de 2022, em Cerro Grande do Sul, não possui abrigo próprio. Desta forma, os animais foram realocados para um espaço cedido por um membro da organização, onde permanecem enquanto se recuperam.

Segundo Julia, assim que foram resgatados, os cachorros foram avaliados por uma veterinária. A profissional atestou que os bichos enfrentavam um caso grave de desnutrição e desidratação. Um dos animais também foi diagnosticado com otite.

Todos os cachorros estão recebendo tratamento e apresentam melhoras.

Foto: Imiliane Baz/Portal ClicR

Denúncias

A associação incentiva a população a denunciar casos de maus-tratos contra animais junto à Polícia Civil. As denúncias são realizadas com garantia de anonimato.

– Se alguém fizer a denúncia para a associação, nós não podemos ir averiguar. Isso é trabalho da polícia. A gente sempre incentiva a população a ir fazer [a denúncia à Polícia Civil]. É anônimo, ninguém vai se incomodar – explicou Julia.

Foto: Imiliane Baz/Portal ClicR

Como ajudar

Quem quiser contribuir com a AADA e ajudar os animais assistidos pela associação pode doar ração, cobertores, medicamentos e materiais para curativos, como gaze e soro fisiológico. Transferências via Pix podem ser realizadas para 50.074.662/0001-84 (CNPJ).

Para mais informações, o telefone para contato é (51) 98021-4469.

Foto: Imiliane Baz/Portal ClicR

RELACIONADAS