Na noite de quinta-feira, 18 de maio, o Plenário Armando Gross, da Câmara de Vereadores, foi palco de um amplo debate proposto pelo 1º Fórum Infância Protegida.
A data marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00.
O objetivo do Fórum foi preparar e orientar a sociedade civil e o poder público a prevenir a violência infanto-juvenil e a intervir e encaminhar, de forma legal e prática, situações de risco envolvendo crianças e adolescentes.
O evento contou com a participação de profissionais em diferentes áreas que fazem parte da rede de apoio e proteção de crianças e adolescentes, entre eles representantes do Executivo Municipal, Legislativo, Brigada Militar, assistentes sociais, conselheiros tutelares, professores, e demais convidados.
Na ocasião foi exposto que a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de gênero, de raça/etnia, de orientação sexual, de classe social, de local de moradia (rural ou urbana), de geração e de condições econômicas. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros.
No município de Tapes, segundo dados obtidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em 2022, foram atendidos 8 casos de abuso sexual envolvendo crianças (5 meninas e 3 meninos). Em 2023, de janeiro até maio, já são 7 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes que estão em atendimento.
Estes números só reforçam a necessidade da ampliação da campanha de orientação, prevenção e combate aos crimes praticados contra o público infanto-juvenil.
O evento foi realizado pela Secretaria de Assistência Social, Cidadania, Trabalho e Habitação, com apoio da Secretaria da Saúde e Secretaria da Educação e Cultura.
Você pode assistir o Fórum pelo link: https://www.facebook.com/prefeituramunicipaldetapes/videos/973934480286202/
Em caso de suspeita de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes, denuncie pelo Disque 100, ou utilize o Aplicativo Sabe – Conhecer, Aprender e Proteger. https://bit.ly/3LPTCqK
Denúncias também podem ser feitas pelos fones:
(51) 99872.9795 ou 190 – Brigada Militar de Tapes
(51) 99766.6493 – Conselho Tutelar de Tapes
(51) 3672-1100 – Delegacia de Polícia de Tapes
ASCOM: Prefeitura Municipal de Tapes