Um homem de 22 anos foi preso preventivamente nesta terça-feira (6) em Tapes, no sul do Estado, por suspeita de pedofilia.
As investigações que resultaram na prisão do indivíduo iniciaram após um pai procurar a Delegacia de Polícia (DP) do município e relatar que havia encontrado mensagens com teor sexual no celular de seu filho, um menino de 12 anos de idade.
Conforme o delegado Luciano Rodrigues, titular da DP e responsável pelo caso, foi apurado que o homem mantinha contato com dezenas de crianças e adolescentes por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas, sempre agindo com o mesmo modus operandi.
Inicialmente, ele curtia e comentava as fotos dos menores na internet. Após, começava a conversar com eles sobre jogos online, principalmente sobre o Free Fire.
Depois de se aproximar das vítimas, o homem pedia para que os jovens enviassem fotos do órgão genital e vídeos de cunho sexual. Quando o pedido era negado, o suspeito insistia, prometendo recompensas. Um dos argumentos utilizados pelo homem era de que ele já havia presenteado um garoto com uma motocicleta.
– Depois de conquistar a confiança dos jovens, [o homem] passava a criticar os amigos deles, querendo se colocar como um amigo de verdade. O suspeito, então, insinuava que os garotos eram bonitos, novinhos, e fazia diversos elogios. Depois, pedia que eles enviassem fotos do órgão genital e vídeos. Quando as vítimas se recusavam, o pedófilo insistia, prometendo recompensas, como roupas, bonés, créditos para os jogos ou PIX. Também foi apurado que o suspeito realizava festas em sua casa, sempre com a presença de menores – relatou o delegado.
Até a publicação desta matéria, oito vítimas haviam sido identificadas e ouvidas pela polícia. Elas têm de 12 a 17 anos.
Segundo a Polícia Civil, alguns garotos que estiveram pessoalmente com o investigado relataram que ele apalpou os órgãos genitais deles sem autorização.
O homem, que não teve a identidade divulgada, foi encaminhado ao sistema prisional. Ao final das investigações, ele poderá ser indiciado por importunação sexual, favorecimento da prostituição, armazenamento de material pronográfico, além de outros crimes.
Ainda de acordo com a polícia, o suspeito possui antecedentes por tráfico de drogas.