Entidade trabalha em conjunto com a Escola Manoela
O Clube de Mães Estrela Dalva, localizado quase em frente a Escola Estadual Manoela Alves Pacheco na localidade de Pessegueiros, traz em seu interior muita história, bem como renda para entidade através de venda de artesanatos e conservas; na ocasião dos jogos da Copa Manoela realizado dia 02 de outubro de 2023, o Portal ClicR esteve conhecendo o ambiente que cultiva a história e identidade do local.
Em conversa com Lisete Pacheco e Silvana Bayer Pacheco presente no local e responsáveis pelo espaço, explicaram que no local se encontra um Bazar de Artesanato, e uma exposição de antiguidades, o Clube de Mães é aberto sempre que tem um evento na Escola Manoela ou por agendamento.
Segundo Lisete e Silvana, o clube que já soma seus 72 anos, foi sede do Grêmio Ubirajara dos Pessegueiros (antigo time de futebol), Salão de Baile e hoje tem um espaço que guarda um pouco dessa história. Isso mesmo no interior do clube além de materiais reciclados que servem como enfeiteis tem também um pouco da história do local, e objetos antigos adquiridos na comunidade.
História
Manoela de Souza Pacheco nasceu 09/01/1898, conheceu e se casou com Antônio C. Pacheco este nasceu em 05/07/1894, foram uns dos primeiros moradores que desbravaram essa região, sendo donos de uma imensa área de terras conhecida hoje como “centro dos pessegueiros”.
Dona Manoela sempre incentivou a educação nessa localidade, bem como a construção da primeira capela a qual estava localizada ao lado da atual Igreja, essa capela demolida anos mais tarde. Contudo antes da construção da primeira Capela, as missas aconteciam na “Casa Branca” que ficava localizada ao lado do atual Clube de Mães, nesta Casa Branca também funcionava como escola que se chamava “Escola São João Batista de Camaquã”.
Casa Branca localizada aos fundos do atual Clube de Mães, funcionava a escola e também era ministrada as missas. Escola São João Batista de Camaquã, Professora Miguelina Decavatá
As missas eram realizadas de seis em seis meses mais ou menos eram conhecidas como “Festa do Padre”, ocasião em que eram realizados vários batizados e casamentos.
Dona Manoela ajudava muito as pessoas necessitadas, algumas vinham de longe para consultar com seu marido Antonio Curtinaz Pacheco, e já aproveitavam para tomar um mate e ficavam horas conversando com os dois a quem consideravam de amigos.
O senhor Antonio realizava pequenas cirurgias, removendo furúnculos, pequenos tumores onde muitas vezes essas pessoas permaneciam em sua casa até se reestabelecerem, tomando chás, homeopatias, caldo de galinha, emplastos, enfim os medicamentos existentes na época.
O casal doou terras para a construção do Clube, da Capela e da Escola, construíram ainda a capela, e o clube onde aconteciam os bailes da comunidade, prédio que hoje é sede do Clube de Mães Estrela Dalva. Incentivavam os professores a estudar, para poderem lecionar e muitas professorara pernoitavam na residência do casal.
Clube Grêmio Ubirajara de Pessegueiros fundado em 26/06/1933
“Manoela e Antonio foram pessoas muito humanas e prestativas, preocupando-se com a saúde e bem estar de todos, ajudando em tudo que podiam as pessoas de sua comunidade e muitas que vinham de longe…” segundo a filha do casal Silma Pacheco.
Sempre perto do Natal, dona Manoela confeccionava uma roupa para o Papai Noel, fazia várias latas de bolacha, merengues, dentre outros doces da época para serem distribuídos de presente para as crianças, e se alguém falasse algo contra ela dizia: “Estou fazendo a minha parte…”
Filomena, Bruno, Ordalina, Osvaldo, Dona Manoela, Iolanda, Senhor Antonio, Afonso, Inácio e Vicente
Que esse exemplo de vida através destes fatos relatados sirvam de exemplo para todos.
Clube de Mães Estrela Dalva foi fundado em 24/03/83, teve como primeira presidente Talita Bayer Pacheco