21.5 C
Cerro Grande do Sul
domingo, novembro 17, 2024

Encontro promove alinhamento de ações para o ano letivo de 2024

Evento ocorreu entre os dias 25 e 26 de janeiro no Instituto Caldeira, em Porto

A Secretaria da Educação (Seduc) promoveu, entre 25 e 26 de janeiro, um encontro de alinhamento com as 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) para preparação do ano letivo de 2024. O evento foi realizado no Instituto Caldeira, em Porto Alegre.

Entre as pautas discutidas estava: a volta às aulas, a ampliação da oferta de ensino médio em tempo integral, o planejamento pedagógico das escolas, a preparação da acolhida dos mentores pedagógicos, o acolhimento dos estudantes em sala de aula, a alimentação escolar, a educação profissional, os protocolos de paz e segurança nas instituições, a saúde mental, a alfabetização e o suporte aos servidores, entre outras.

Foram apresentados os planos de trabalho da Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação, da Subsecretaria de Governança e Gestão Escolar, da Subsecretaria de Infraestrutura e Serviços Escolares, da Subsecretaria de Planejamento e Gestão Organizacional e da Superintendência de Educação Profissional e Tecnológica.

A titular da Seduc, Raquel Teixeira, destacou a importância do Ensino Médio em tempo integral e do programa Alfabetiza, Tchê. “As políticas públicas que funcionam de forma sistemática impactam positivamente na educação. É preciso que as crianças tenham pensamento crítico desde a primeira infância e, para isso, elas precisam ter a fluência necessária em leitura para absorver o que leem”, explicou.

“O tempo integral é outra iniciativa que aumenta a carga horária. Já deu certo em vários países da Europa e visa atender o aluno na sua integralidade enquanto ser humano. Por isso, queremos que este ano letivo seja de aprofundamento dessas iniciativas tão importantes para o pleno desenvolvimento dos nossos estudantes”, complementou Raquel.

A titular adjunta da Seduc, Stefanie Eskereski, explicou que o ano de 2023 foi de uma grande reestruturação administrativa na pasta e que 2024 é o momento para que toda a Rede Estadual se concentre e colha os frutos da implementação de políticas públicas importantes, que terão continuidade ao longo dos próximos anos.

“Este momento, que antecede o início do período letivo, é fundamental para que façamos o alinhamento das ações e para que todos acompanhem, de forma igual, os desdobramentos das principais iniciativas que serão realizadas ao longo do ano. São temas importantíssimos, que também serão tratados na Jornada Pedagógica, para que todos gestores e professores também participem do processo”, destacou Stefanie.

Texto: Diego da Costa/Ascom Seduc
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom

Alegre

RELACIONADAS