Banco Global de Sementes, na Noruega, é considerado a “Arca de Noé” que pode salvar a história agrícola em caso de catástrofes
Apelidada de “Arca de Noé” de sementes, o Svalbard Global Seed Vault, na Noruega, é uma espécie de cofre à prova de catástrofes. Ele promete proteger as diferentes culturas agrícolas de várias partes do planeta, e está localizado em uma montanha no arquipélago de Svalbard.
Idealizado na década de 1980 pelo ex-diretor executivo da Crop Trust, Cary Fowler, o cofre só foi inaugurado em 2008. Atualmente, o bunker é administrado pelo Ministério Norueguês de Alimentos e Agricultura, e tem a capacidade de armazenar 4,5 milhões de vegetais. Até agora, 1,2 milhão de amostras de sementes foram preservadas na instalação, dentre elas, 5.122 brasileiras.
Por que ter um banco global de sementes?
Há mais de 1,7 mil bancos genéticos espalhados pelo mundo, nas mais diversas condições. No entanto, muitos se encontram em uma situação de vulnerabilidade, seja pela administração ou seja por fatores externos, como desastres naturais e guerras. Dessa forma, uma ou milhares de culturas correm o risco de serem extintas.
Para contornar o problema, o Banco Global de Sementes, estabelecido em um lugar seguro e em condições ideais como o de Svalbard, funciona como uma espécie de backup para os mais de 12 mil anos de história agrícola que estão armazenados no bunker.
Brasil na “Arca de Noé” de sementes
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que em 2014 possuía o terceiro maior banco genético vegetal do mundo, envia remessas ao Banco Global de Sementes desde 2012, quando encaminhou oito caixas com arroz, feijão e milho. Em 2020, a empresa despachou aproximadamente 3,5 mil amostras tradicionais brasileiras como cebolas, pimentas e cucurbitáceas. Todos os tipos de sementes mencionadas atendem às recomendações do Banco, que preza por aquelas que são relevantes para a segurança alimentar e para a agricultura sustentável.
A emissão mais recente aconteceu em 2022, com o envio inédito de sementes de pastagens, que saíram do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos (SP), e da Embrapa Cerrados, de Planaltina, do Distrito Federal.
As sementes mais protegidas do mundo
De acordo com o site da Svalbard Global Seed Vault, alguns fatores fornecem as condições ideais para que o cofre seja o mais seguro do mundo. Veja a seguir.
Congelamento natural das salas do cofre, o que o torna independente de técnicas de resfriamento;
Localização acima do nível do mar, o que previne a água entrar até mesmo nos piores cenários de inundações oceânicas;
Área geologicamente estável e umidade baixa;
Salas a mais de 100 metros de distância dentro da montanha onde o Banco fica;
Lugar mais distante ao norte que se pode chegar com um voo agendado.