14.5 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, outubro 18, 2024

Alerta mundial contra o Sarampo

Rio Grande do Sul recomenda vacina para quem pretende viajar

 

Casos de Sarampo vem crescendo em vários países e acendeu o alerta mundial contra a doença, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) recomenda a vacinação contra, principalmente para quem pretende viajar para o exterior. A maior preocupação é com o deslocamento de pessoas em razão da temporada de férias e das Olimpíadas de Paris, que ocorrerão de 26 de julho a 11 de agosto.

 

Casos notificados aumentaram 94% em 2024

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou em maio deste ano sobre o avanço do sarampo em nível global, apontando que os casos notificados aumentaram 94% em 2024 em relação ao ano anterior.

Especialista em Saúde explicou que muitas pessoas do Rio Grande do Sul, estarão viajando para o exterior nas férias bem como para os jogos olímpicos e alerta para que as pessoas verifiquem seus registros vacinais, pois o sarampo é uma doença que afeta todas as faixas etárias e pode levar a morte.

As crianças menores de um ano são as que correm maiores riscos de complicações e evolução a óbito.

Vacina

A ação mais importante para a proteção de todos é a vacinação, ela é indicada para grupos entre um e 29 anos (duas doses da vacina tríplice viral) e entre 30 e 59 anos (uma dose da vacina tríplice viral). Para estar protegido, quem for viajar deve tomar a vacina até, pelo menos, 15 dias antes de embarcar.

Sintomas

Além de febre e manchas avermelhadas (exantema) que começam geralmente na face e vão descendo para o tronco e membros do corpo, a pessoa infectada apresenta sintomas respiratórios, como tosse, coriza e conjuntivite).

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS