17.6 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 22, 2024

APAE de Sertão Santana comemorou 28 anos

Na quarta-feira 10 de julho a APAE de Sertão Santana esteve comemorando 28 anos de movimento em prol da Pessoa com Deficiência.

Em 10 de julho de 1996, um grupo de pessoas reuniram-se e juntos buscaram implementar a APAE no município sertanense.

 

Projeto

Em maio de 1996 foi criado o Projeto da APAE, esse projeto tinha como objetivo, oportunizar ao indivíduo portador de deficiência, espaços de convivências que possibilitassem seu desenvolvimento como um ser global, com atividades sociais, psicomotoras e cognitivas, contextualizando-o na família e na comunidade.

Estiveram envolvidas na época, a secretaria municipal da Saúde e Assistência Social, bem como a secretaria de Educação, Cultura, Esporto e Turismo.

O município de Sertão Santana era constituído de aproximadamente 5.130 habitantes, tendo como fonte de renda as culturas de fumo, arroz, milho e feijão.

O grupo na época realizou vários estudos para viabilizar e concretizar a implantação da APAE na cidade, foi considerando a existência de pessoas, de faixa etária variada, que apresentam certo grau de deficiência física e/ou mental, observando dessa forma que seria viável a implantação de um serviço especializado que tivesse como objetivo proporcionar a estas pessoas atividades ocupacionais, nas artes plásticas, cênicas e artesanato, oportunizando o desenvolvimento psicomotor, aprimorando a capacidade de expressão corporal, de fala e criatividade. Possibilitando dessa forma um vínculo social entre as pessoas e a comunidade.

Comemoração de Natal/ Dezembro de 2000

 ESPAÇO FISICO:

Na época não se tinha um espaço definido para iniciar os trabalhos, sendo sugerido em projeto, as salas de aula disponíveis na Escola Municipal Carlos Papker Sobrinho, salas da igreja católica e o salão da Casa Paroquial da Juventude de Sertão Santana, posteriormente pretendendo construir uma sede própria a entidade.

 

Projeto de maio de 96 ainda detalhou os objetivos:

– Estimular o auto-conhecimento, administrando e desenvolvendo suas potencialidades, promovendo situações que o aluno possa atuar como sujeito da ação (ser criativo),

– Promover espaços de convivência, estimulando-o a praticar a sociabilidade, no intuito de construir a condição de cidadão;

– Oportunizar situações lúdicas e produtivas que favoreçam o desenvolvimento psicomotor;

– Formar vínculo com os pais e responsáveis, resgatando e fortalecendo o importante papel da família no apoio e estimulação do deficiente;

– Promover as famílias e a comunidade em geral discussões sobre os problemas e necessidades sociais que interferem e determinam a relação saúde-doença (questão da deficiência), considerando o saber popular, suas experiencias, iniciativas que venham a melhorar as condições de vida da comunidade.

Ainda em uma pesquisa piloto da época realizada nas escolas municipais, constatou-se que há 45 pessoas (0,88% do total da população) possuem algum tipo de deficiência.

 

Após feita toda a documentação, esta foi enviada a Federação Estadual Associação Pais Amigos Excepcionais do RS, para uma análise, em julho de 1996 se confirmou essa solicitação sendo fundada em Sertão Santana dia 10 de julho de 1996.

Salão da Juventude / Comemoração Dia das Mães 2001

Segundo relatos, buscou-se sempre o melhor para a entidade, na época o grupo buscou como sede o espaço onde hoje está localizado a Jak Modas, o antigo “Salão da Juventude” pois percebia um amplo espaço parado e que poderia ser bem aproveitado, então foi feito um pedido para a Paróquia onde eles fizeram uma reunião e o resultado foi positivo. O espaço foi dividido em duas sala e diretoria agora com espaço físico, a diretoria da entidade buscou fazer o melhor percebendo a necessidade da época.

Segundo informações foram 4 anos lutando e buscando entender todo o processo e documentação de uma APAE. E no ano de 2000, iniciou as oficinas, atendimentos e atividades para a Pessoa com Deficiência.

Hoje a diretora Daniela Daniela Losch Assis, agradece a comunidade sertanense por apoiar essa instituição e um agradecimento especial a todas as pessoas que lutaram e ainda lutam pela APAE.

Comemoração Dia da Criança 2000
Semana da Pátria/ 2001
Festa de Natal

 

15 anos da Apae

 

Atual Diretoria da APAE
Festa junina 2024

 

FOTOS

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS