A safra 2024/2025 de arroz no Rio Grande do Sul já começou, com os primeiros hectares sendo semeados, conforme os dados do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Até agora, foram plantados 815 hectares, o que representa apenas 0,09% da área total projetada de 948.356 hectares.
A região da Fronteira Oeste se destaca, com 800 hectares já semeados, o que equivale a 0,28% dos 281.542 hectares esperados para essa safra. Essa região costuma iniciar a semeadura mais cedo, devido à topografia e às condições climáticas, como explicou Luiz Fernando Siqueira, gerente da Extensão Rural do Irga. O clima favorável nessa área, com a possibilidade de frio mais precoce, incentiva os produtores a adiantar o plantio para concluir antes do final de outubro.
Na região Central, apenas 15 hectares foram semeados, o que corresponde a 0,01% dos 125.860 hectares estimados. Segundo Siqueira, essa área foi semeada com arroz pré-germinado, um sistema que permite o plantio antecipado, mesmo sem as condições ideais de solo que a Fronteira Oeste possui.
O levantamento da semeadura é realizado pela Dater, que coleta informações diretamente dos produtores de arroz por meio de seus núcleos regionais.