Neste próximo final de semana tem o Tradicional Festival do Chopp no Clube Esperança em Sertão Santana, e nesta matéria estamos resgatando um pouco da história publicada no jornal impresso que circulou na região em 21 de agosto de 2021, que nos fala um pouco da origem desse grande evento.
Para entendermos a origem dos Festivais do Chopp do Sport Club Esperança, vamos voltar um pouco no tempo… Mais precisamente até os anos 40. Como sabemos, a maioria dos colonizadores de Sertão Santana, é formada por imigrantes alemães que, aos poucos, foram introduzindo aqui sua cultura e tradições, entre eles, o KERB.
KERB
O KERB era uma festa com duração de três dias (sábado, domingo e segunda), com muita comida, bebida e música típica alemã. O salão era todo decorado com flores e guirlandas e, no centro, havia uma imensa coroa enfeitada com uma garrafa de champanha pendurada. Quem pegasse esta garrafa teria que pagar bebidas aos amigos. A bandinha também saía tocando do salão com os frequentadores à procura de uma garrafa que havia sido escondida na rua ou nos jardins das casas.
O primeiro KERB do Sertão, organizado pelo Sport Club Esperança foi realizado em 12 de fevereiro de 1939, com animação da “ORQUESTRA DO JORGE RAAB”. Durante aproximadamente três décadas, muitas famílias sertanenses se dedicaram a organizar e manter viva a tradição do KERB, sempre com muita comida, bebida e diversão.
Hoje em dia ainda há quem lembre e diga: “Antigamente, no tempo dos KERBS do Esperança.” Estas festas eram frequentadas, principalmente, por agricultores e suas famílias. Com o surgimento dos primeiros comércios e indústrias, as pessoas tinham o compromisso de trabalhar às segundas-feiras.
Início do 1º Festival do Chopp
Surge a ideia de um baile somente no sábado. Então, em novembro de 1969, o Ginásio Sertanense realiza, em parceria com o Sport Club Esperança, o 1º FESTIVAL DO CHOPP. O evento ocorreu no sábado à noite e tornou-se tradição, sendo realizado sempre no mês de novembro em benefício do Ginásio.
KERB DO CANECÃO
Com o passar do tempo, o tradicional KERB que tinha a duração de três dias, foi substituído pelo KERB DO CANECÃO tendo sua primeira edição em 29 de janeiro de 1972, com a animação da Bandinha Flor da Serra. A partir desta época o frequentador pagava o ingresso, comprava um caneco e tinha direito a consumir chopp e refrigerante à vontade durante 5 horas. A cozinha ficava a cargo do ecônomo que vendia os lanches.
FESTIVAL DO CHOPP
Vieram os anos 80 e, com eles, o Sport Club Esperança substituiu o KERB DO CANECÃO pelo FESTIVAL DO CHOPP. Em 26 de julho de 1980, o clube realizou o 1º FESTIVAL DO CHOPP DO INVERNO e, em 20 de setembro do mesmo ano, o FESTIVAL DO CHOPP DA PRIMAVERA. A música continuava a ser de bandinha e muito chopp durante a noite toda. Era cada vez maior o número de excursões organizadas pelos municípios vizinhos para o evento, muitos ônibus e vans.
Esperança chegou a realizar seis Festivais de Chopp em um ano
Devido ao sucesso de público, começaram a ser realizados anualmente quatro festivais do chopp. No mês de janeiro, maio, setembro e novembro (este em parceria com o Ginásio). Na época, existia um acordo entre as diretorias do clube e as distribuidoras de bebidas de Sertão Santana. Anualmente, dois festivais eram abastecidos com chopp e refrigerante da Distribuidora Antarctica e dois abastecidos pela Distribuidora Brahma. Nos anos 90, o Sport Club Esperança chegou a realizar seis festivais em um único ano, mas logo voltou aos moldes anteriores.
Clube Esperança pediu canecos emprestados aos clubes Grêmio Esportivo XV de Novembro e Internacional
No final dos anos 80, ocorreu um fato inusitado! Os canecos de chopp não chegaram até o dia da realização do festival. Foi necessário pedir emprestado os canecos do Grêmio Esportivo XV de Novembro e do Sport Clube Internacional de Sertão Santana para serem vendidos no evento. Na segunda-feira, dois dias após o festival, os canecos chegaram. Imediatamente foram devolvidos ao fornecedor, que após algum tempo, procurou a diretoria para vendê-los por um valor bem abaixo do que custava pois os mesmos estavam com o nome do Sport Club Esperança impresso.
Maior Festival do Chopp registrado
O festival com recorde de público até hoje, foi realizado em setembro de 1994. Cerca de 2.500 pessoas lotaram as dependências do clube sendo necessária a abertura das portas laterais com acesso ao pátio para que o pessoal se acomodasse. Vale salientar que na época não havia a segunda pista de dança nem os novos banheiros. Nesta noite, foi consumido todo o chopp reservado para o festival e, também, o que estava reservado para a Festa da Primavera que seria realizada no dia seguinte sendo necessário, inclusive, servir cerveja nos canecos na parte final do evento. No decorrer do festival, os barris de chopp que chegavam de caminhão da câmara fria, tiveram que ser colocados pelas janelas do clube, pois era impossível passar no meio do público.
No ano de 2008 realizou-se o primeiro festival do chopp com duas pistas de dança e um sucesso de público. Sempre procurando oferecer um ambiente agradável, a partir de 2015, o público também pode desfrutar do uso dos camarotes climatizados na segunda pista de dança. Atualmente, o Sport Club Esperança realiza dois Festivais do Chopp por ano. Um em maio e outro em setembro, sempre mantendo a tradição com muito chopp e animação. Ao logo desses anos, muitas bandas, conjuntos, equipes de som e DJ’s subiram aos palcos do Sport Club Esperança para divertir as gerações que por lá passaram.
Festival do Chopp 2018
Colaboração: Estela Maris Storck Kobilinski
Neste próximo Sábado dia 28 de Setembro