16.5 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 22, 2024

O horário de verão vai voltar em 2024?

O possível retorno do horário de verão de 2024 ainda está sendo planejado pelo governo federal. A recomendação para o retorno da medida veio do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que destacou os benefícios potenciais, como a redução da necessidade de uso de usinas termelétricas nos horários de maior demanda. No entanto, o governo ainda não tomou uma decisão.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou recentemente que, embora não haja risco energético para 2024, a medida está sendo avaliada com cautela, considerando não apenas os impactos energéticos, mas também os econômicos e os efeitos.

Se aprovado, o horário de verão entraria em vigor ainda em 2024, mas não necessariamente durante toda a estação de verão, que vai de 21 de dezembro de 2024 a 20 de março de 2025.

 

Qual é a opinião da população?

Conforme levantamento realizado pelo portal Reclame Aqui juntamente com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), 41,8% dos entrevistados apoiam o retorno do horário de verão. A pesquisa contou com a participação de três mil pessoas. O maior índice da população que apoia o horário de verão corresponde às regiões: Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Por outro lado, 25,8% são contra a mudança no relógio, e 17% veem a medida com indiferença. Ainda de acordo com a pesquisa da Abrasel, 35,2% das pessoas afirmaram se sentir mais seguras durante o horário de verão, especialmente em relação ao horário de saída para o trabalho. Enquanto isso, 19,5% afirmaram se sentir menos seguros e para 41,9% a mudança não influencia.

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS