A previsão do tempo indica que o sistema semi-estacionário está causando chuvas intensas, especialmente nas regiões da Campanha e do Sul do Rio Grande do Sul. Esse fenômeno traz não apenas precipitações, mas também riscos de temporais, com possibilidade de raios, granizo e vendavais isolados.
Enquanto isso, no Noroeste e no Norte do Estado, o clima continua quente e seco, com temperaturas que podem ultrapassar os 35ºC em diversos municípios.
Essa discrepância de condições meteorológicas deve persistir até quarta-feira, quando a instabilidade seguirá afetando a metade Sul.
Na quinta-feira, uma frente fria deve avançar, trazendo novas chuvas e potencialmente mais temporais para a região. É importante acompanhar as atualizações meteorológicas, especialmente nas áreas afetadas pelas tempestades.
De acordo com informações, pode chover entre 50 e 100 milímetros por dia e as rajadas podem chegar a 100 km/h. Por isso, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.