19.1 C
Cerro Grande do Sul
quinta-feira, novembro 21, 2024

Guaíba comemora 30 anos da Romaria das Capelinhas

A cidade de Guaíba celebrou, no sábado (26), a 30ª edição da Romaria das Capelinhas. Com o tema “Caminhando na Fé e na Esperança”, o evento deste ano trouxe uma mensagem de fé e encorajamento, destacando a força e reconstrução de vidas e histórias impactadas pela tragédia climática que provocou tanta destruição no Rio Grande do Sul em maio deste ano.

Iniciada em 1995, a romaria surgiu como uma celebração para as famílias que acolhiam as Capelinhas de Nossa Senhora em suas casas. A primeira caminhada partiu da comunidade São Francisco, passando pela Igreja Nossa Senhora de Fátima, na BR 116, até chegar à Paróquia Nossa Senhora do Livramento, onde ocorreu a primeira missa da Romaria das Capelinhas. Em 2005, o evento foi ampliado e passou a fazer parte do Vicariato de Guaíba, reunindo as capelinhas e o povo cristão das 22 paróquias da região.

 

30ª Romaria das Capelinhas

Na sexta-feira, 25 de outubro, uma Caminhada Noturna marcou o início das celebrações, saindo da Comunidade de Bom Retiro até a Igreja Nossa Senhora de Fátima. No sábado, a tradicional Romaria das Capelinhas reuniu-se de várias cidades do Vicariato de Guaíba, pertencente à Arquidiocese de Porto Alegre, que conta atualmente com 158 paróquias. Localizada a 32km da capital Gaúcha e recebe esse nome devido ao Rio Guaíba que costeia a cidade e em toda a margem e costa da cidade de Porto Alegre.

A cidade vive a cada ano sua maior festa religiosa na Romaria das Capelinhas. Milhares de fiéis participaram da 30ª Romaria das Capelinhas de Nossa Senhora no sábado (26), em Guaíba, peregrinando pelas ruas da cidade, provindos de diversos recantos das cidades, sobretudo interioranas. Com muita fé e veneração às diversas imagens colocadas nas capelinhas que circulam mês a mês nas casas dos fiéis, o evento deste ano teve como tema ” Caminhando na Fé e na Esperança “, dentro da temática do Ano Vocacional que acontece no Brasil até o período do Advento desse ano.

As 16h ocorreu a concentração na Prefeitura Municipal (Av. Nestor de Mouta Jardim, 111), seguindo a Procissão pelo Centro da Cidade até o Parque da Juventude, onde foi celebrada a Santa Missa da Romaria, presidida por Dom Odair Gonsalves, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre e Referencial do Vicariato de Guaíba.

As orações, durante a caminhada pela cidade, dentre os muitos pedidos “esperança na reconstrução das vidas e das histórias diante da tragédia climática que provocou tanta destruição no Rio Grande do Sul em maio deste ano”, o fortalecimento da paz no mundo, com a construção de uma humanidade pacífica, fraterna e solidária. Diversas aclamações e orações se dirigiam à Nossa Senhora, mãe da Igreja e Mãe de Deus.

As milhares de pessoas que estiveram presente no evento, são de diversos municípios do estado, que estiveram agradecendo alguma graça alcançada bem como pedindo para interceder em alguma causa.

Do município de Cerro Grande do Sul partiram três ônibus, segundo Vanda Killppe uma das devotas presente no evento, destacou o momento como emocionante, tudo bem organizado de tocar o caroção, enfatizou a forte presença de fiéis “muita gente…”, também explicou que faltou algumas capelinhas que foram levadas com as enchentes.

Do município de Chuvisca partiu um ônibus, onde ao longo do ano são organizadas excursões das Paróquias para o evento, devotos avaliaram o evento como muito positivo e renovador, para o Diácono Teófilo Slawski do município do Chuvisca resumiu o evento e destacou sua participação ao proclamar o Evangelho como Diácono Permanente.

“A Romaria das Capelinhas de Nossa Senhora reúne peregrinos de todo o Vicariato de Guaíba e de muitas outras Comunidades Católicas e de outras Religiões a 30 anos. As Capelinhas que visitam diariamente os lares dos fiéis, recebem a benção anualmente, e no último sábado de outubro após uma procissão que inicia ao lado da Prefeitura de Guaíba e vai até o Parque da Juventude no largo do Rio Guaíba onde é celebrada a Missa de encerramento e é marcada a próxima, no caso para o último sábado de outubro de 2025. E eu tive a graça de, neste ano proclamar o Evangelho, como Diácono Permanente”…. explicou Teófilo.

 

Colaboração Fotos:  Redes Sociais/ Vanda Killppe / Teófilo Slawski

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS