17.1 C
Cerro Grande do Sul
sexta-feira, novembro 22, 2024

Rio Grande do Sul tem o maior índice de abstenção do país no Enem 2024

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 registrou um alto índice de abstenção no Rio Grande do Sul, que liderou as faltas entre todos os estados brasileiros. No segundo dia de aplicação das provas, ocorrido no último domingo (10), 48,6% dos 279 mil candidatos gaúchos inscritos não compareceram aos locais de provas.

No primeiro dia, o índice de abstenção foi de 42,7%. Esses números refletem um aumento significativo em relação ao ano anterior, quando as faltas foram de 25,8% e 30,9% no primeiro e segundo dia, respectivamente.

Esse crescimento expressivo nos índices de ausência preocupante, uma vez que representa quase metade dos estudantes que se inscreveram, deixando em aberto as razões para essa ausência, que podem estar relacionadas tanto a dificuldades logísticas quanto a fatores emocionais ou financeiros, dentre outros motivos.

Além disso, a secretária frisou os esforços do governo estadual para incentivar a participação dos candidatos. Entre as iniciativas promocionais, estão o oferecimento de transporte gratuito para que os estudantes possam se deslocar até os locais de prova — uma vez que apenas 187 cidades no estado aplicado ao Enem —, bem como a distribuição de kits com itens essenciais, como água, canetas , maçãs e chocolates, para acolher os alunos no dia da prova. A Secretaria também disponibilizou aulas preparatórias através de seu canal no YouTube, ajudando na preparação dos estudantes e aumentando a adesão ao exame.

A secretária ressaltou que, apesar dos altos índices de abstenção, houve um aumento de 30% no número de estudantes gaúchos que participaram do Enem em relação ao ano passado, proporcionando um esforço contínuo para garantir maior acesso e apoio aos jovens do estado.

RELACIONADAS