18.3 C
Cerro Grande do Sul
sábado, novembro 23, 2024

Rede Municipal de Ensino de Camaquã participa de palestra

Palestra teve como tema “Decolonizando a Literatura: Autorias negras na América Latina”

No dia 12 de novembro de 2024, ocorreu no auditório do IFSUL – Campus Camaquã a palestra “Decolonizando a Literatura: Autorias Negras na América Latina”. O evento contou com a participação da Secretaria Municipal da Educação e Desporto, através de sua Assessoria Pedagógica, e de representantes das Escolas Municipais da Rede de Ensino. Participaram da palestra as seguintes escolas: EMEI Barbosa Lessa, EMEI Cecy Ribeiro Dias, EMEI Cypriano José Centeno, EMEI Irmãos Maristas, EMEI Irmãs Bernardinas, EMEI Mimosa, EMEI Nossa Senhora Aparecida, EMEI Recanto Infantil, EMEF 15 de Novembro, EMEF Alfredo Jacobsen, EMEF Bento Francisco Dias, EMEF Boaventura Cardoso da Silva, EMEF Dr. Nadir Medeiros, EMEF Érico Veríssimo, EMEF João Belchior Marques Goulart, EMEF João Beckel, EMEF José Antônio Netto, EMEF Mahatma Gandhi, EMEF Otto Laufer, EMEF Ana Tomázia Ribeiro, EMEF Santo Antônio e EMEF Sepé Tiaraju.

O evento teve como objetivo promover a reflexão sobre a literatura produzida por autores negros na América Latina, abordando a importância da decolonização do saber literário e a valorização das vozes negras e do cumprimento das leis 10.639/03 e 11.645/08.

A palestra discutiu como a literatura negra deve ser uma ferramenta importante na execução do currículo escolar, com o intuito de desafiar os preconceitos e as hierarquias culturais que ainda persistem nas escolas.

Foram abordadas algumas reflexões a partir dos livros Roteiro dos Tantãs e Obra reunida, do escritor Oliveira Silveira e também das autoras Conceição Evaristo, Maria Firmina dos Reis e Lélia Gonzalez.

O momento foi conduzido pelas pesquisadoras, professoras e mestras Roberta Pedroso, Liliam Ramos e Cristina Tonial, e ao longo do encontro, foram discutidas questões como identidade, resistência, e o papel da literatura negra na construção do nosso país.

A participação dos profissionais da educação foi fundamental para o fortalecimento das práticas pedagógicas inclusivas na rede de ensino, com ênfase na importância de se trabalhar a literatura negra de forma transversal nas diversas etapas escolares.

No encerramento da palestra, foi lançado o livro “Antologia Poética de Autoria Negra Brasileira”, organizado por Zilá Bernd e Liliam Ramos, com coorganização de Cristina Tonial e Roberta Pedroso. Durante o evento, também foi anunciado que as escolas municipais receberão, em breve, exemplares da obra para trabalharem com os estudantes.

Redação CLICR
Redação CLICR
Serviços gerais

RELACIONADAS