23.1 C
Cerro Grande do Sul
sábado, novembro 23, 2024

Projeto levará cadeirantes para banho de lagoa em Arambaré

Foto: ONG Caminhadores
Ação ocorrerá nos dias 20 e 28 de janeiro e atenderá aos que se inscreverem para participar
Quem visita as praias da Costa Doce dificilmente resiste a um banho nas águas mornas da lagoa, para dar aquela carregada nas baterias e se refrescar no calor intenso do verão. Pois essa prática tão comum para a maioria das pessoas se torna quase impossível para tantas outras que têm alguma deficiência física e dependem da cadeira de rodas para se locomover.
Foi pensando nessa ideia de praia acessível e visando oportunizar aos deficientes físicos a possibilidade de se banharem na lagoa, que a prefeitura municipal de Arambaré, através da secretaria municipal de Turismo lançou o projeto Banho Assistido que ocorrerá na cidade nos dias 20 e 28 de janeiro, das 9h às 12h e das 15h às 18h, e que permitirá aos cadeirantes chegarem até a água por meio de uma cadeira anfíbia.
A ação será coordenada pela orientadora social, Jaqueline Peck e pela diretora do Centro de Atendimento Multidisciplinar a Pessoas com Deficiência (Camped), Ana Cláudia Cardoso, que passaram por capacitação na Faders Acesibilidade e Inclusão. Os banhistas terão ainda o acompanhamento de profissionais das áreas de terapia ocupacional, educação física ou fisioterapia.
A ideia é que ação contemple o máximo de pessoas possível, incluindo moradores da cidade, turistas e visitantes, neste sentido os interessados deverão fazer suas inscrições na secretaria de Turismo, junto ao Centro Cultura Inúbia ou pelo telefone 51 3676-1613.
Para que o projeto seja viabilizado a prefeitura vai montar uma passarela com lonas sobre a areia, desde o calçadão do Centro Cultura Inúbia até a lagoa. Cada banhista terá o tempo de 30 minutos para curtir as águas da lagoa.
O município já desenvolve ações de turismo acessível há alguns anos, incluindo a Trilha dos Piquetes, primeira trilha ecológica do Rio Grande do Sul totalmente adaptada para os turistas com deficiência visual, implantada numa parceria entre SEBRAE RS e prefeitura municipal.
Existe também na cidade um projeto de praia acessível que preve várias intervenções na orla de forma a adaptá-la para dar a acessibilidade necessária aos deficientes físicos. A efetividade das obras ainda depende da captação de recursos, contudo algumas remodelações já começam a sair do papel.
O Banho Assistido ocorrerá pela primeira vez em Arambaré por iniciativa da prefeitura municipal, porém a praia já recebeu deficientes físicos noutra oportunidade, quando em março do ano passado uma promoção do SEBRAE RS a partir do Projeto Costa Doce Natureza e da ONG Caminhadores, de Porto Alegre, levou mais de 20 cadeirantes para se banharem na lagoa.

Cicero Omar da Silva
Cicero Omar da Silva
Chefe de Redação e Departamento de Vendas Portal ClicR e jornal Regional Cel/Whats: 51 99668.4901

RELACIONADAS