18.7 C
Cerro Grande do Sul
sábado, abril 27, 2024

Cavalgada percorrerá 300 quilômetros de Barra do Ribeiro até Pelotas

Quinze cavaleiros foram recebidos em frente ao Palácio Piratini, na manhã desta quarta-feira (16), pelo governador Eduardo Leite. Trata-se da abertura da 20ª edição da Cavalgada Cultural da Costa Doce. Com o lema ‘Caminho Farroupilha – No rastro da história’, os cavaleiros iniciam nesta quinta-feira (17), em Barra do Ribeiro, um percurso de quase 300 quilômetros por fazendas e estradas internas que costeiam a Lagoa dos Patos até Pelotas, onde chegarão no dia 27.

Presidente da Associação Comercial e Associação dos Cavaleiros da Costa Doce (ACCD) e coordenador da cavalgada, Carlos Gonçalves, entregou a Leite um chasque, contendo uma mensagem de apoio ao novo governo e destacando demandas do Sul do estado. “Pedimos apoio às iniciativas da nossa região em relação ao turismo e à cultura”, destacou Gonçalves.

Conforme o coordenador, a cavalgada deve reunir 150 cavaleiros e mais cerca de 300 pessoas, entre familiares e apoiadores, durante os 10 dias. “Nosso objetivo, com a cavalgada, é mostrar para os urbanos um pouco de como é a vida rural”, reforçou Gonçalves.

Dizendo-se honrado em poder receber a comitiva no Palácio Piratini, Leite cumprimentou os cavaleiros por manterem há duas décadas essa tradição. “Vocês disseminam os valores e a cultura gaúcha, tornando-a mais visível a nossa identidade”, afirmou o governador ao grupo.

Leite reforçou que, além da recriação da Secretaria da Cultura, a pasta tem uma assessoria especial para cuidar dos assuntos ligados à tradição gaúcha. “Nosso objetivo é gerar trabalho e renda a partir da cultura e do turismo regional. Afinal, desde a Revolução Farroupilha nosso povo trava batalhas, e agora temos mais uma”, acrescentou o governador, se referindo à retomada do desenvolvimento do Estado.

Participaram ainda da solenidade, o chefe de gabinete, Paulo Morales, o chefe da Casa Militar, coronel Julio Cesar Rocha Lopes, e a prefeita de Pelotas, Paula Mascarenhas. “Desejo coragem e bravura, que seja uma linda jornada”, disse Paula, afirmando que vai recepcionar os cavaleiros no ponto final da cavalgada, na Praia do Laranjal.

Fonte: Ascom Gov. RS

PUBLICIDADE
Cicero Omar da Silva
Cicero Omar da Silva
Chefe de Redação e Departamento de Vendas Portal ClicR e jornal Regional Cel/Whats: 51 99668.4901

RELACIONADAS