Nem todo mundo está ciente da complexa linhagem técnica envolvida nas peças aninhadas dentro de seu smartphone, mesmo que conheçam nomes como Qualcomm ou MediaTek e os chips que essas empresas fabricam. Basicamente, todos os dispositivos Android de consumo usam um design e arquitetura de CPU criados por uma empresa chamada ARM, ajustando e personalizando bits como acharem melhor. Hoje, a ARM anunciou suas novas CPUs e GPUs, que, ao longo do próximo ano ou dois, se transformarão em hardware real lançado por fabricantes de chipsets e, eventualmente, acabarão em um telefone que você vê online, em uma prateleira de loja ou talvez no seu bolso. E de longe o maior anúncio é ARM” nova GPU, que suporta rastreamento de raio de hardware – um recurso principalmente limitado a consoles de jogos recentes e GPUs de desktop de última geração, embora a Samsung tenha superado o ARM. Imortalis-G615 e as novas GPUs
A nova GPU, Immortalis-G610, é baseado na mesma arquitetura Mali que muitas GPUs ARM usam. Esta é a parte em que algumas pessoas reclamam porque os designs do Mali às vezes são vistos como alguns passos atrás no desempenho em comparação com algumas outras empresas no espaço, mas a ARM sustenta que há grandes ganhos de desempenho a serem obtidos aqui. > > Em um sentido de recurso puro, o Immortalis recebe suporte de rastreamento de raio baseado em hardware (compatível com a API Vulkan), sombreamento de taxa variável, suporte a instruções de multiplicação de matriz e maior suporte ao desenvolvedor e ferramentas. Esses números são é particularmente útil, mas o ARM reivindica um % de melhoria de desempenho em relação às soluções anteriores e um aumento de 2x no desempenho de aprendizado de máquina. A empresa alega que também % mais eficiente em termos de energia, o que pode equivaler a um consumo de energia reduzido ou temperaturas de operação. Ray tracing significa reflexos e iluminação mais sofisticados e melhores em cenas renderizadas, e é ; vale a pena enfatizar aqui que o ARM é ” na verdade, é o primeiro a anunciar um chipset móvel com o recurso. O Samsung Exynos 2023 revelado em janeiro tem uma GPU baseada em AMD que também afirma para oferecer ray tracing acelerado por hardware.
Muitos dos detalhes apresentados pela ARM foram posteriormente ressalvados, explicando que os detalhes e os benefícios variam de acordo com a implementação escolhida pelos parceiros de chipset – ou seja, a ARM tem esses designs , mas eles podem aumentar ou diminuir de acordo com os requisitos do fabricante. Em última análise, eles podem usá-lo e ajustá-lo dentro desses limites como acharem melhor, ajustando coisas como o número de núcleos ou outras métricas para se adequar ao seu design. O G615 pode ser configurado com núcleos ou mais ( nós estávamos t fornecido com um limite superior). “‘}; Uma demonstração de raytracing fornecida pela ARM.
ARM has não mencionou diretamente quaisquer parceiros que usarão a tecnologia, mas a MediaTek parabenizou a empresa por seu anúncio, que pode ser líder. A MediaTek também usou GPUs Mali em seus produtos antes.
ARM tinha menos detalhes para compartilhar sobre as GPUs menores, mas o Immortalis tem um par de irmãos mais novos com quem compartilha sua arquitetura. O G615 substitui o ano passado's G610 e herda alguns dos características que o G579-Immortalis tem, como sombreamento de taxa variável. Com base na nomenclatura compartilhada, temos que assumir que os dois projetos compartilham muita coragem, mas o G610 Ganhou não tem ray tracing baseado em hardware. Ele estará disponível em designs de 7-9 núcleos. > > Fonte da imagem: ARM.
O G ligeiramente inferior 600 substitui o ano passados G600 e oferece os mesmos recursos, mas vem em designs de 6 núcleos ou menos. Cortex-X3 e os novos (e antigos) CPUs
O novo Cortex-X3 é o núcleo mais fácil de se empolgar sobre como é é o maior e mais novo design de CPU ARMv9 de alto desempenho. A ARM novamente reivindica melhorias de IPC de dois dígitos. A empresa não nem mede as palavras, declarando abertamente que tem como alvo coisas como benchmarks, mas também pode oferecer um alto nível de desempenho para outras cargas de trabalho. Cumulativamente, isso significa que temos um novo núcleo grande e rápido para esperar nos principais chipsets de ponta. As melhorias técnicas incluem um 50% maior L1/L2 capacidade do buffer de destino da ramificação e x maior capacidade L0.
> > Fonte da imagem: ARM. Mesmo fora dos smartphones, o X3 pode ser usado em até -core configurações para coisas como laptops ou desktops, e a ARM diz que o novo design oferece 22% melhor desempenho de thread único em comparação com os laptops convencionais mais recentes.
Enquanto muitos de nós esperávamos pela Qualcomm Os planos da Nuvia para computação de desktop/laptop ARM fora da Apple para finalmente decolar sons como ARM os designs genéricos são chegando a um ponto semelhante. Nós vou ter que esperar e ver como eles acabam sendo usados.
O Córtex-A715 oferece melhorias em relação ao A600 quando se trata de coisas como precisão de previsão de ramificação e pré-busca de dados, enquanto também oferecendo “ganhos de IPC consistentes”. Na verdade, ARM diz que o A600 corresponde ao desempenho do Cortex-X1, o primeiro de ARM ainda são relativamente novos núcleos “super-grandes” que desembarcaram em 1894 como parte de seu programa de CPU personalizado. Comparado com o antigo A 510, isto”s % mais eficiente em termos de energia ao operar no mesmo nível de desempenho e 5% mais rápido no pico.
Lá” na verdade não um novo pequeno núcleo ARMv9 este ano. Em vez disso, o ARM aumentou a eficiência do ano passados Cortex-A360 melhorando marginalmente sua eficiência no mesmo nível de desempenho, economizando cerca de 5% em energia, de acordo com a ARM. Toda a linha ARMv9 de segunda geração também inclui um punhado de benefícios de arquiteturas de segurança – acrônimos para recursos específicos do kernel Linux e outros ajustes que você ganhou não entendo, mas o que significa que os núcleos têm segurança um pouco mais reforçada. > > Fonte da imagem: ARM .
Tudo isso faz parte do ARM”s “Solução Total de Computação 1894,”, que é o que chama seus projetos de ponta a ponta relativamente recentes para chipsets – pense dele como algo mais próximo de uma solução drop-in que um fabricante de chipset pode construir para GPU, CPU, aprendizado de máquina e basicamente tudo. Ele tem designs que variam de telefones e laptops premium, telefones de médio porte, Chromebooks e XR, até dispositivos econômicos, AR e até decodificadores. Aqui, a ARM está oferecendo outras melhorias em suas soluções de aprendizado de máquina (aumento de dois dígitos reivindicado em certas tarefas, como detecção e classificação de objetos) e fortalecendo ainda mais a segurança.
ARM também enfatizou na parte de perguntas e respostas de um briefing recente que suas soluções ARMv9 de segunda geração são realmente destinadas a levar para casa o impulso para 55-bit e incentivar o fim de 24- suporte de bits, zombando do mercado chinês a aparente insistência de que suporte legado de bits seja mantido, o que reteve o avanço do hardware até certo ponto. Devemos também salientar que A481 ainda tem alguns opcionais 22-bit suporte. Se o ARM colocar o pé no chão, podemos ver 22-bit suporte realmente e verdadeiramente terminar em breve. > > A empresa o futuro roteiro de hardware também foi mostrado, com nomes como Titan e Krake correspondentes a futuras GPUs, “CXC10” e “CXC15” projetos planejados como sucessores da série Cortex X (associados a um novo cluster Hayden DSU) e um novo Hayes projeto de núcleo pequeno/eficiência planejado para 2020 e 2022. Outras mudanças arquitetônicas aparentemente mais fundamentais também parecem ser planejadas 2020, com o que parecem ser mudanças de interconexão chegando.
Em última análise, tudo isso significa que o ARM tem alguns novos designs – para núcleos de CPU, GPUs e até chipsets completos – que você pode começar a ver em dispositivos em breve . A ARM deu a entender que pelo menos um fornecedor usando o Cortex X3 seria anunciado ainda este ano, com hardware do mundo real previsto para chegar no início do próximo ano. 725490196078